O motorista do ônibus que tombou deixando três mortos e vários feridos na BR-285, em São Miguel das Missões, foi preso em flagrante por homicídio de trânsito culposo - quando não há intenção de matar. Por estar transportando passageiros, a pena é de quatro anos de reclusão, excluindo a possibilidade de fiança. Conforme a delegada Elaine Maria Schons, a provável causa é que o condutor tenha dormido.
Foi identificado que havia superlotação, com cinco passageiros a mais do que os 62 permitidos, e que o motorista já estava cansado ao pegar o volante. O condutor do ônibus é argentino e será levado a um presídio.
"Em apurações de acidentes, buscamos incidência de imprudência ou negligência. Neste caso, encontramos negligência no motorista, que estava cansado. E a imprudência na superlotação, pois havia pessoas sem cinto de segurança, já que não havia lugares para todos", comentou a delegada.
O trecho em que houve o acidente é uma reta em que outros acidentes já haviam sido registrados, de acordo com a polícia. Há desníveis na faixa de rodagem, causados pelo alto número de caminhões que trafegam na região.
Excursão de estudantes
Os passageiros de ônibus eram todos argentinos e, em sua maioria, integravam uma excursão de escolas dos municípios de Posadas e Oberá, que ficam próximos da Fronteira com o Brasil.
Morreram duas alunas e uma monitora da viagem, conforme a Polícia Civil. Elas estavam na parte superior esquerda do ônibus, que foi a parte que primeiro teve contato com o barranco no momento do tombamento.
Diversas outras pessoas ficaram feridas. O número não é exato, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil é de aproximadamente 30 socorridos a hospitais.