Ao ver a mulher sob a ameaça de dois assaltantes armados, na noite de quarta-feira, no bairro Santa isabel, em Viamão, o comerciante Junior Borges Daniel, 36 anos, saltou sobre um deles e entrou em luta corporal. O outro criminoso, então, disparou duas vezes contra a sua barriga, provocando a sua morte.
O relato do latrocínio (roubo com morte), ocorrido por volta das 23h30min, foi feito na manhã desta quinta-feira pelo sogro da vítima, Edu Ustra Lopes,
62 anos, que testemunhou o crime.
– Ele morreu tentando defender minha filha – disse.
De acordo com Edu, Junior estava trabalhando no caixa de sua própria lancheria, na Avenida Liberdade, enquanto clientes assistiam ao jogo do Grêmio pela Copa do Brasil.
Leia mais:
Mulher é executada na zona norte de Porto Alegre
Chacina fez de Pinhal Grande um município acuado pelo medo
Seu carro, um Spacefox, estava a alguns metros da porta do estabelecimento, mas fora de seu campo de visão. Por isso, ele pediu à mulher que o estacionasse mais à frente. Quando ela entrou no carro, foi abordada pelos assaltantes.
– O Edu espiou e viu aquela movimentação estranha. Passou por mim dizendo que era assalto e saltou sobre um dos ladrões – contou Edu.
O outro ladrão disparou duas vezes contra Junior. Edu tentou socorrer o genro, mas foi ameaçado.
– Eles disseram que se eu me aproximasse, eles atiravam também em mim – contou o sogro.
Os assaltantes não conseguiram dar a partida no carro. Um deles, então, foi atrás da mulher, que havia se refugiado em um prédio ao lado, e a obrigou a ligar o veículo, que acabou sendo levado pelos ladrões.
O comerciante chegou a ser socorrido ao Hospital de Viamão, mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo será sepultado às 10h de sexta-feira, no Cemitério Jardim da Paz.
Além da mulher, Junior deixa dois enteados, de 12 e 17 anos.
– Ele os criou como filhos – descreveu Edu, sem conter a emoção.
Até o início da tarde desta quinta-feira, o carro ainda não havia sido localizado.
O ladrocínio ocorreu menos de 24 horas após uma chacina com três mortos e outro homicídio, também em Viamão.
Pouco antres da meia-noite de terça-feira, uma mulher, identificada como Thais Silva, Wilson Ricardo da Silva Farias, 18 anos, e um terceiro não identificado pela polícia foram mortos a tiros no bairro Santa Cecília. A delegada de Homicídios, Larissa Fajardo, acredita que o crime tenha sido motivado por disputas de pontos de droga.
Por volta da 1h de quarta-feira, outro homem, não identificado, foi morto a tiros na Vila Elza.