Criminosos arrombaram a sede da Secretária Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre (Smic) na madrugada desta quinta-feira (24). Conforme informações do órgão, equipamentos eletroeletrônicos foram furtados. Esta foi a sexta vez em que o prédio localizado na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao túnel da Conceição, foi atacado em 2016.
A primeira ocorrência foi registrada em março, quando ladrões entraram por uma janela e furtaram alguns equipamentos. Dos seis episódios, quatro foram de arrombamento. Além disso, outros dois ataques externos ocorreram em agosto deste ano. Em um deles, a caixa de luz foi arrombada e foram furtados cabos de alta tensão que estavam conectados ao poste da CEEE. Por este motivo, o prédio está sendo abastecido por um gerador e fica sem energia elétrica no período da noite, fato que impossibilita o funcionamento do alarme antifurto. Os outros dois casos de arrombamento aconteceram justamente depois do roubo dos cabos de energia.
De acordo com a Smic, a utilização de um gerador para o fornecimento de energia elétrica ocorre pela exigência técnica da CEEE para que seja instalada uma subestação no local. O órgão municipal também informa que os projetos para a abertura de uma licitação estão em fase de conclusão.
A Smic afirma que os crimes ocorreram nos intervalos das rondas da Guarda Municipal e que está buscando alternativas para evitar novos furtos e arrombamentos