Policiais da Brigada Militar conseguiram evitar que duas crianças morressem engasgadas na noite de terça-feira (1º) no Rio Grande do Sul. Os casos ocorreram entre 20h45 e 21h30, nas cidades de Três de Maio, no Noroeste gaúcho, e em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana.
No caso de Três de Maio, o sargento Edelberto Ginder estava de plantão e recebeu uma ligação para o telefone 190. Era a mãe de um bebê de 38 dias.
A criança estava se afogando com leite materno. O policial, de imediato, saiu do posto, entrou na viatura e foi até a casa, no barro Oriental. Quando chegou, a criança estava quase sem vida.
"Desloquei rapidamente para o local, que era próximo da corporação. Chegando lá a mãe me alcançou o menino. Ele estava com uma cor roxa, quase paralisado. Então baixei a cabeça dele com a mão esquerda e com a mão direita fiz batidas nas costas por cerca de um minuto, até que ele expeliu o leite e voltou a respeitar. Eu também sou pai. Quando vi ele voltando a respirar, foi emocionante", contou o sargento.
Após ser salva, a criança foi levada para o hospital da cidade para avaliação clínica e passa bem.
Em Sapucaia do Sul, a situação foi semelhante. O pai de uma criança de dois anos entrou em contato com o telefone 190 informando que o filho estava engasgado. Os policiais começaram as orientações por telefone de como deveria ser feito o processo para desobstruir a via respiratória.
Enquanto isso, a viatura se deslocou para a casa, no bairro Nova Sapucaia. Chegando no local os policiais deram prosseguimento ao suporte e depois levaram a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O menino passa bem e foi levado ao hospital da cidade para exames.