O governo do Estado anunciou que, até o final da primeira quinzena de dezembro, concluirá o primeiro centro de triagem para presos com 96 vagas, em Porto Alegre. E, até maio de 2017, o objetivo é criar 554 vagas em centro de triagens para evitar que presos fiquem em celas de delegacias e em viaturas quando detidos.
Para isso, serão implantados, gradativamente, cinco unidades - quatro em Porto Alegre e uma em Charqueadas -, incluindo o uso de contêineres em um deles. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira.
Leia mais
Presos são algemados em lixeira na Capital Alegre devido à falta de vagas
Série de reportagens revela caos no regime semiaberto
Conforme Schirmer, o primeiro dos centros de triagem a ser implementado será o monobloco - assim chamado pela forma como é construído, com estruturas pré-moldadas. A estimativa é de que fique pronto até o dia 15 de dezembro, a partir da definição da área de implantação que, segundo o secretário, passa pela decisão de comprar ou alugar uma área.
Em um prazo de 45 a 60 dias, deve ser implantado o centro de triagem em contêineres. Serão 16 celas com capacidade para seis presos, cada, que deverão ficar dentro de quatro pavilhões, na Rua Comendador Coruja, próximo à Academia de Polícia, na zona norte de Porto Alegre.
– Já ouvimos muitas críticas quanto à utilização dos contêineres, mas o que é pior: contêineres ou delegacias sem estrutura e, o que é pior, viaturas? – questionou Schirmer.
Os outros dois centros de triagens de Porto Alegre serão implantados junto ao Instituto Psiquiátrico Forense, no bairro Partenon. Um deles, em um prédio a ser reformado, com capacidade para 96 presos. O outro, a ser construído, com 120 vagas. Este último, a um custo de R$ 2,1 milhões e 180 dias de prazo para a conclusão.
Para Charqueadas, a previsão é de um centro de triagem para 146 presos, a um custo de R$ 3 milhões. Porém, o projeto ainda está sendo elaborado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e pela Secretaria de Obras.
As 554 vagas
Centro de triagem na Capital - monobloco
96 vagas
Centro de triagem na Capital - para detentas (junto ao Instituto Psiquiátrico Forense)
96 vagas
Vagas em contêiner em Porto Alegre
96 vagas
Centro de triagem na Capital - para detentos
120 vagas
Centro de triagem em Charqueadas
146 vagas