Um jovem, de 22 anos foi baleado durante uma tentativa de roubo na Avenida José Brambila, no Bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha, na noite de quarta-feira.
De acordo com a Brigada Militar, ele estava em uma parada de ônibus, quando foi abordado por um homem armado, que exigiu que lhe entregasse o celular.
O jovem teria resistido, e o assaltante, então, atirou contra ele, atingindo-o no antebraço direito. Enquanto o criminoso fugia sem levar nada, a vítima era socorrida ao Hospital Parque Jeremias. O rapaz foi atendido e seu estado de saúde é regular.
O caso por pouco não se tornou o terceiro latrocínio (roubo com morte) no município, em apenas 11 dias. No dia 12, um comerciante foi morto durante assalto ao mercado do qual era proprietário, no bairro Vista Alegre. Dois dias depois, um idoso foi baleado por assaltante e acabou morrendo nesta terça-feira, após oito dias de internação no hospital.
Os dois casos de latrocínio e agora a tentativa chamam a atenção, pois Cachoeirinha apresenta um dos mais baixos índices deste tipo de crime entre os principais municípios da Região Metropolitana.
Desde que o Diário Gaúcho iniciou o seu levantamento de assassinatos, o recorde na cidade era de dois casos, em 2012. Em 2013, 2014 e 2015, ocorreu um caso em cada ano. Em 2011, não houve latrocínio.
Para o comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, que atende o município, major Alexsander Duarte, os números não surpreendem.
– Isso é cíclico, e a violência está ocorrendo em todo o lugar. Ainda assim, os números em Cachoeirinha ainda estão entre os mais baixos de toda a região. Aqui ainda é uma ilha em termos de violência – argumentou.
O delegado Leonel Baldasso, titular da 1ª DP do município, segue a mesma linha de raciocínio.
– Parece estar havendo uma migração de criminalidade, pois isso não é normal por aqui.
Dois casos em 48 horas
Os dois latrocínios em Cachoeirinha neste ano foram registrados em um intervalo de apenas 48 horas. Na tarde do dia 12, um sábado, o comerciante Uilton Bravo, 27 anos, foi morto com um tiro na cabeça, na Rua Nelson de Oliveira Lopes, no bairro Vista Alegre.
Ele teria reagido a um assalto ao mercado de sua propriedade, apenas uma semana após a abertura do estabelecimento.
Dois dias depois, Antônio Avelino Varela, 80 anos, lavava o carro em frente a sua casa, no bairro Vila City, quando foi baleado na cabeça por um criminoso que fugiu levando o veículo. O idoso morreu no Hospital de Pronto Socorro, nesta terça-feira.
Latrocínios em Cachoerinha
2016: 2
2015: 1
2014: 1
2013: 1
2012: 2
2011: 0