Imagens da câmera de vigilância que flagrou o momento em que o eletricista aposentado Alexandre de Lima Machado, 45 anos, foi baleado e morto na frente das filhas, em Terra de Areia, no Litoral Norte, mostram que o tiro partiu de um dos assaltantes, afirma o delegado Adriano Pinto. O crime ocorreu na noite de sexta-feira, quando Machado parou o carro para falar ao celular e acabou morto em uma tentativa de assalto, enquanto policiais militares atiravam contra os suspeitos em fuga. As meninas, de seis e nove anos, não foram atingidas.
– Pelas imagens, está claro que o disparo foi dado por um dos criminosos – diz o delegado responsável pela investigação – O tiro foi na cabeça, no lado esquerdo, logo atrás do ouvido. Compatível com a posição do assaltante – completa.
Leia mais
"A gente não tem mais o direito de sair na rua", diz filha de homem morto a tiros
Homem morto na frente das filhas havia perdido a mulher no mês passado
Câmeras mostram momento da troca de tiros que vitimou eletricista em Terra de Areia, diz delegado
A versão deve ser corroborada por laudos do Instituto Geral de Perícias, que a polícia espera receber até sexta-feira. Para o delegado, o disparo fatal foi dado antes da aproximação da Brigada Militar (BM), no momento em que surge um clarão no vídeo. Quando os policiais chegam, um deles fica abaixado, atirando contra o assaltante, que revida. Conforme relato de uma das filhas à BM, Machado teria sido morto por ter demorado a sair do carro no momento da abordagem por conta de uma prótese na perna. Nesta quarta, a investigação ouviu testemunhas, mas não chegou a possíveis suspeitos.
– Quem tiver informação sobre o caso, peço que nos repasse por meio do Disque Denúncia da Polícia Civil, pelo telefone 181 – solicita o delegado, que trata o caso como latrocínio (roubo com morte).
Os criminosos que trocaram tiros com a polícia haviam acabado de assaltar uma casa na Rua Treze de Abril, de onde roubaram R$ 3 mil. Conforme o depoimento dos moradores, o trio arrombou uma porta e mandou o casal e as duas filhas deitarem no chão. Ao perceberem o deslocamento da Brigada Militar, alertada por um vizinho que estranhou a movimentação na residência, os bandidos fugiram por um terreno baldio. Um deles tentou roubar a Zafira de Machado, estacionada na Avenida Alberto Pasqualini, momento em que começou a troca de tiros. Morador de Gravataí, o eletricista aposentado havia deixado a cidade no final da tarde de sexta-feira para levar as filhas ao aniversário de uma prima, em Rondinha.