A superlotação dos presídios e das delegacias fez com que um preso seguisse detido em viatura da Brigada Militar (BM), em Porto Alegre, até o fim da tarde desta sexta-feira. Por volta das 19h30min, no entanto, o preso, que aguardava no veículo estacionando em frente a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na zona norte da Capital, foi recolhido ao sistema prisional. Porém, conforme o delegado Marco Antônio Souza, responsável pelas delegacias de plantão, nada garante que a situação não volte a acontecer.
– Se chegarem mais presos, vão ter que ficar em viaturas de novo. Estamos de mão atadas, e a capacidade (das delegacias) está no limite – disse Souza.
Leia mais
Com celas lotadas, delegacias de Porto Alegre têm novos presos em viaturas
Por falta de vagas em prisões, viaturas viram celas para presos em Porto Alegre
Durante o dia, três presos chegaram a aguardar vagas dentro de veículos da BM. Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), somente nesta sexta foram disponibilizadas 77 vagas. Ainda assim, cerca de 70 pessoas seguiam abrigadas em delegacias até as 19h30min.
– Estamos em constante contato com a Susepe tentando dar vazão a alguns presos, colocando-os no sistema penitenciário. A situação é grave – disse Souza, ressaltando o risco de motim.
Um policial da 2ª DPPA, que pediu para não ser identificado, disse que os servidores passam por um verdadeiro estresse devido à situação, com presos exigindo remoção mediante ameaças de espancamentos e de mortes dentro das celas.
– As madrugadas são um verdadeiro inferno. Os presos batem nas grades o tempo inteiro. Um deles passou mal e o Samu teve de ser chamado – relatou.
Situação pode se repetir em Canoas
Segundo o major Rogério Araújo de Souza, responsável pelo 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas, a partir desta sexta-feira, à exemplo do que foi feito na Capital, a BM do município vai começar deter presos em viaturas caso não haja vagas no xadrez da DPPA de Canoas. A orientação foi passada pelo titular da Delegacia de Polícia Regional que inclui a cidade, delegado Cristiano Alvarez.
Inclusive, segundo o major, um micro-ônibus da BM foi estacionado em frente à DPPA para abrigar presos em flagrantes em situações de lotação da carceragem da delegacia. Ainda segundo o oficial, a alimentação durante a custódia deverá ser providenciada pelas famílias dos detidos.
*Zero Hora