Durante divulgação do balanço da Operação Avante da Brigada Militar, nesta quarta-feira (26), em Porto Alegre, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou que o governo pretende construir dois centros de triagem para presos provisórios. A medida servirá para desafogar presídios e, principalmente, evitar que detidos fiquem em delegacias de polícia ou até mesmo em viaturas da BM.
Uma reunião na manhã de hoje com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) definiu novos detalhes sobre a construção dos dois imóveis. Um deles será em Porto Alegre, atrás do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), no bairro Partenon, e outro será em Charqueadas, na Região Carbonífera. Cada um poderá abrigar entre 350 e 400 presos.
Schirmer destacou que não há prazos e que o processo está na fase de reuniões, mas as tratativas estão sendo agilizadas para colocar em prática o mais rápido possível. Conforme o secretário, acertos estão sendo feitos com a Susepe e com o Poder Judiciário.
PMs têm que custodiar presos em viaturas
A falta de vagas em presídios e na carceragem das delegacias de Porto Alegre faz com que 10 policiais militares custodiem presos em viaturas em frente ao Palácio da Polícia, na Capital, desde a manhã de hoje. Cinco viaturas e duas motocicletas da Brigada Militar estão paradas na Avenida Ipiranga.
Os veículos estariam em patrulhamento não fosse a superlotação. Os PMs se revezam em turnos de 12 horas na custódia dos presos.