Dois adolescentes, ambos de 14 anos, foram flagrados, na manhã de quarta-feira, dentro do bagageiro de um avião no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Primos, eles foram encontrados por volta das 7h por agentes da Infraero durante inspeção, pouco antes da decolagem para o Rio de Janeiro. Após prestar depoimento, eles foram liberados pela polícia e voltaram a Canoas, onde moram.
Segundo informações da Polícia Federal, a dupla teria pulado o muro do aeroporto e ingressado no bagageiro do avião na noite anterior. Encaminhados para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), eles prestaram depoimento e disseram que queriam viajar.
Leia mais:
Motorista é esfaqueado em assalto a lotação em Porto Alegre
Polícia identifica vítimas de homicídio e suicídio ocorridos em bar de Canoas
Gravataí registra dois homicídios em menos de uma hora
Em nota, a Infraero informou que a invasão pode ser considerada ato infracional, mas que a avaliação depende das autoridades. A delegada do Deca Eleonora Ronchetti Martins Xavier informou que os adolescentes não deverão ser penalizados, porque apenas colocaram as próprias vidas em risco – a temperatura no bagageiro esfria muito e provavelmente eles não sobreviveriam, explicou ela.
– Como não houve perigo concreto, eles estavam ali e saíram, não resistiram, não chegou a haver risco de incolumidade pública. Eles não tinham a intenção de cometer ato ilícito à aviação civil, isso até foi questionado, mas disseram que não, não tinham nenhum tipo de interesse. Só queriam viajar para outro Estado – disse a delegada em entrevista ao G1.