Por meio de uma parceria entre a Susepe e a Secretaria de Turismo de São Francisco de Paula, 22 apenados do Presídio Estadual começaram nesta semana a confecção de enfeites de Natal que serão distribuídos pela avenida Júlio de Castilhos, a principal da cidade.
O material utilizado são garrafas PET coletadas por escolas de São Francisco de Paula e recolhidas pela Secretaria de Turismo. Ao final de setembro, as três escolas que arrecadarem mais material receberão uma premiação, que será fornecida de acordo com a necessidade estrutural de cada uma. A Secretaria de Turismo fornece as garrafas coletadas pelas escolas para os presos, todos em regime fechado.
Conforme a psicóloga da Susepe Rita Maganini, uma das coordenadoras do projeto, os apenados produzem os enfeites em suas celas ao longo do dia. A cada semana, será feito um controle da quantidade produzida. Para cada três dias trabalhados, os apenados recebem um dia de redução na pena.
Os apenados estão produzindo bolas de Natal em que serão colocadas luzes, e também estrelas. Os enfeites serão entregues semanalmente para a Secretaria do Turismo que, então, fornecerá mais material.
Conforme a Secretária de Turismo, Tamara Gusen, além dos enfeites produzidos no Presídio, também há outros trabalhos sendo feitos com as garrafas arrecadadas pela equipe da secretaria e também em parceria com a Assistência Social. Além das bolas e estrelas feitas pelos presos, também estão sendo produzidos enfeites de Papai Noel e Árvores de Natal.
A previsão é colocar os enfeites nas três principais quadras da avenida a partir do dia 15 de novembro.
Conforme a secretária, o material para confecção dos enfeites já está com a secretaria, e o custo que o município ainda terá é com a aquisição de tinta acrílica. Esse material pode ser doado em uma caixa de coleta na prefeitura - são necessárias as cores verde, vermelha e dourada.
A secretária também explica que essa é a primeira vez que o Natal ocorre sem custos de compra de enfeites.