O governador José Ivo Sartori confirmou, nesta sexta-feira (2), o nome do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, como o novo secretário de Segurança Pública do Estado. Em entrevista coletiva, no Palácio Piratini, o governador anunciou ainda a convocação imediata de policiais civis e militares, antes prevista para 2017.
"Tenho consciência e conhecimento de que Schirmer já enfrentou grandes desafios em sua vida. Tem confiança, competência e qualificação (...) Schirmer é a pessoa certa no momento certo", disse, ao salientar as qualidades do novo secretário.
Cezar Schirmer assume em meio a uma crise na segurança, que resultou, entre outras medidas, na convocação da Força Nacional para apoiar o policiamento no Estado. Seu antecessor na Secretaria, Wantuir Jacini, pediu exoneração após a morte de Cristine Fagundes, no final de agosto, em frente à escola do filho, em Porto Alegre.
"Entendi e tenho consciência plena do clamor da sociedade gaúcha. Não podemos mais admitir a morte de quem quer que seja. Fizemos o possível até o momento, mas é preciso muito mais", afirmou Sartori.
Em seu discurso, o novo secretário citou dados da criminalidade do Brasil e afirmou que os números do Estado não são “tão graves” quanto ao resto do país. Sobre o novo cargo, agradeceu a confiança do governador e disse ter “consciência do enorme desafio” que tem pela frente.
“São milhares de vidas que se perdem diariamente (...) Estamos em guerra, e o Brasil e o Rio Grande do Sul estão perdendo essa guerra”, discursou Schirmer, citando “pais e mães” que perdem seus filhos para a violência.
Outro anúncio do governo, durante a coletiva, foi a convocação imediata de 770 policiais militares e 220 policiais civis. O chamamento deste efetivo estava prevista para janeiro de 2017, mas foi antecipado pelo Piratini.