A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça (23), operação contra o tráfico de drogas em Canguçu, no Sul do Estado. A ação, batizada de Vista Bela, cumpre 48 mandados judiciais. Dezesseis pessoas foram presas, além de armas, drogas e balança de precisão apreendidas.
A investigação, que já vinha ocorrendo há seis meses, apontou dois grupos expressivos atuantes no tráfico na região. Um deles agia no condomínio popular Bela Vista - do Programa Minha Casa, Minha Vida - invadindo as residências e as transformando em locais de comércio de entorpecentes. O outro grupo envolvia uma família inteira. Foi identificada relação entre os dois. Os criminosos até se auxiliavam quando faltava droga. No decorrer das investigações três foram presos. De acordo com a delegada Paula Vieira Garcia, havia moradias ocupadas em diversos blocos do condomínio.
"Temos o caso de uma mulher que foi tratar um problema de saúde e, quando voltou, o apartamento estava tomado pelos criminosos. Eles utilizavam os espaços para guardar e vender entorpecentes, principalmente. Um dos blocos já tinha o cadeado arrebentado para que os usuários entrassem livremente para comprar droga", disse a delegada.
Centro e trinta policiais civis da 18° Delegacia Regional de Polícia, em Pelotas, participam da operação. Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Canguçu.
Condomínio Bela Vista
O Condomínio Bela Vista tem 360 apartamentos e foi inaugurado em dezembro de 2014. Foram investidos 17,7 milhões do Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.