A Polícia Civil realiza, na manhã desta quarta-feira, uma operação policial para combater o roubo de gado na Fronteira Oeste. Onze pessoas foram presas preventivamente e um mandato de condução coercitiva foi cumprido, além de outros 12 de busca e apreensão. A ação acontece nos municípios de Jaguari, São Nicolau, Pirapó, Garruchos e Quaraí. As informações são do blog Caso de Polícia.
A investigação começou em 8 de junho deste ano, quando uma vítima da localidade de Rincão São Lucas, no interior de Garruchos, registrou ocorrência sobre o roubo de 44 bovinos de sua propriedade. Durante o acompanhamento policial, 32 vacas foram recuperadas em Jaguari, São Nicolau e Pirapó.
Leia mais:
Pena maior ao abigeato
Seis são presos por furto de cabeças de gado avaliadas em R$ 45 mil
Os agentes também verificaram uma conexão existente entre os abigeatários desta região com a região de Quaraí. O gado roubado em uma localidade era enviado para a outra, e vice-versa.
O chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, está presente na ação, que foi chamada de Operação Origami, já que foi constatada a existência de casos em que uma pessoa tem cadastro de animais junto ao Supervisão Regional de Agricultura, mas no campo não tem gado, em uma tentativa de legalizar o furto.
A investigação ocorre em conjunto, entre a delegacia de Garruchos e o Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal (SIPAC) de São Luiz Gonzaga.