A Justiça do Trabalho promove mutirão nesta semana para a solução de conflitos por meio de acordos. A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista ocorre até sexta-feira em todo o país, incluindo Caxias do Sul e outras 64 cidades gaúchas. A cidade da Serra tem registado aumento de processos acima da média do Estado em função da crise econômica.
Conforme a juíza Ana Julia Fazenda Nunes, diretora do Foro de Caxias do Sul da Justiça do Trabalho, nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento de ações judiciais foi de 35%, enquanto no Estado o aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 25%. Ainda conforme a magistrada, nos últimos cinco anos, o aumento de processos foi de 50% em todo o Rio Grande do Sul e de 87% em Caxias.
A vocação industrial da cidade explica os números: "Existe um aumento de ações contra empresas que não tinham praxe de estar na Justiça do Trabalho em função da quebra de produção de grandes empresas que influenciam nas empresas menores", aponta a juíza.
Conforme Ana Julia, em épocas em que não havia uma crise tão aguda, o percentual de acordos na cidade chegava a 70% e hoje fica em cerca 50% em razão da dificuldade financeira das empresas. Na semana de conciliação, trabalhadores e empregadores com ação trabalhista podem procurar a Justiça para fazer acordo em qualquer fase do processo. A vara recebe a informação e tenta um novo agendamento.