Imagens de câmeras de segurança do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mostram o momento em que uma dupla aborda a funcionária do aeroporto Mineia Machado, 39 anos, assassinada na madrugada de sexta-feira. No vídeo, é possível ver que a vítima já estava dentro do carro quando os criminosos, detidos em Lajeado neste domingo, se aproximam e apontam uma arma em direção ao veículo (veja abaixo).
As câmeras também mostram que Dione Maicon Camargo de Mattos, de 32 anos, e um jovem de 16 anos, circularam pelo saguão do aeroporto por mais de uma hora, a procura de um alvo. A funcionária aparece deixando o local à 1h57.
"Eles circulam bastante. Se tu começar a observar, tu vê que a atitude deles é suspeita, quando eles passam, não olham para a câmera para não serem identificados. Eu cheguei à conclusão que a vítima era aleatória, tanto é verdade que, quando ela entrou no carro, eles apuram o passo para poder roubá-la", destaca o delegado Cléber Ferreira.
O corpo de Mineia foi localizado na manhã desta segunda (13) em um matagal, nas proximidades de Montenegro, a 100 metros da BR-386. O corpo estava com as mãos presas com um lacre plástico e com sinais de crueldade. A perícia confirmou quatro orifícios de chave de fenda no corpo - dois na face, um no pescoço e um à direita no tronco. Uma aparelho de choque também foi usado para torturá-la. O veículo também foi encontrado abandonado em um matal próximo da rodovia.
O delegado destaca que chamou a atenção da polícia a frieza do jovem de 16 anos. Ele admite que matou a vítima sozinho para que ela não denunciasse os dois.
"Ele foi tão frio, que contou que deu um golpe no peito dela com a vontade de atingir o coração. Ele a atingiu com muita violência. Perfurou o crânio dela", destaca o delegado. Para a polícia, ele ainda confirma que Mineia não reagiu em nenhum momento.
O adolescente contou que participou da ação que terminou com quatro mortos em frente ao Hospital Cristo Redentor, em abril. Em depoimento, ele disse que dirigia um dos carros que foi perseguido e trocou tiros com a polícia. O jovem ainda admitiu ter cometido outros quatro homicídios.
Segundo Ferreira, o adolescente, que era morador do bairro Rubem Berta, começou a ir ao Vale do Taquari para cometer crimes e conheceu o homem de 32 anos, que gerenciava uma casa de prostituição em Arroio do Meio. O jovem auxiliava a aliciar mulheres para trabalharem no local.
Os dois vieram para Porto Alegre com a intenção de roubar um veículo e depois pretendiam assaltam um posto de combustível. O dinheiro seria utilizado para investir no prostíbulo. No sábado, após o crime, eles sacaram R$600 com o cartão de crédito da vítima.
A prisão dos dois ocorreu próximo a rodoviária de Lajeado. Mattos foi preso em flagrante e será levado ao sistema prisional. Já o adolescente foi encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).