Após Dione Maicon Camargo de Mattos, 32 anos, e um adolescente de 16 anos confessarem ter roubado e matado Mineia Sant Anna Machado, 39 anos, o corpo da vítima foi encontrado na manhã desta segunda-feira às margens da BR-386, em Montenegro. A funcionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, estava desaparecida desde a madrugada de sexta-feira, quando foi abordada pela dupla na saída do trabalho, por volta das 2h.
A dupla foi detida em Lajeado, junto do carro, na noite de domingo, com a mesma roupa vista no dia do crime, e disse ter sequestrado a mulher para roubar seu Uno bordô ano 1996. O objetivo dos criminosos seria utilizar o veículo para assaltar um posto de combustíveis.
No caminho de volta para o Vale do Taquari, onde eles moram, os criminosos pararam na BR-386 para abandonar a vítima. No entanto, segundo relato de Mattos à polícia, após convencê-la a sair do carro pois seria libertada, o adolescente decidiu matá-la, para que não os "entregasse". O corpo, então, teria sido jogado em um matagal à beira da estrada, a cerca de 15 quilômetros do posto da Polícia Rodoviária Federal de Montenegro. Após, a dupla ainda usou um cartão da vítima e sacou R$ 600 de sua conta.
A polícia encontrou um corpo que bate com a descrição e a perícia deve confirmar a identidade de Mineia. Os delegados Edilson Chagas Paim e Cléber Ferreira, que fizeram as buscas acompanhados de Dione Mattos, afirmaram não ter dúvidas de que se trata da funcionária da Infraero. Foi o criminoso que os levou até o corpo.
Os investigadores acreditam que a vítima foi escolhida aleatoriamente pelos criminosos. Eles teriam atacado a mulher, usando uma arma de brinquedo, quando ela entrava no carro para deixar o aeroporto. O Uno estava estacionado do lado direito da rampa superior de embarque, como mostram as imagens de monitoramento.
– Eles foram roubar um veículo em Porto Alegre para vendê-lo depois. Escolheram um local onde tem bastante carro parado. Lá, elegeram a vítima. Infelizmente, ela (Mineia) estava saindo naquele momento – afirma Ferreira.
De acordo com Paim, Mattos é ex-funcionário de uma empresa terceirizada da Infraero e prestava serviço de eletricista no aeroporto, por isso, conhecia o local. A vítima foi morta com "violência desmedida", a golpes de chave de fenda na região do coração.
– A vítima está com lacres nas mãos. Tudo indica que sofreu bastante. É um crime bárbaro – afirmou o delegado.
Ainda segundo ele, Mineia não teria resistido ao roubo e, ao longo do caminho, teria pedido por um desfecho pacífico, que não lhe fizessem mal.
Ainda segundo Paim, Mattos não tem antecedentes criminais e foi preso em flagrante. O adolescente, que já respondeu por um homicídio, foi encaminhado à Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (Deca) e deve ser internado na Fundação de Atendimento Socio-Educativo (Fase). A dupla, que não tem parentesco, deve ser indiciada por latrocínio (matar para roubar) e ocultação de cadáver.
Mineia Sant Anna Machado tinha 39 anos e trabalhava há 18 anos no aeroporto Salgado Filho, tendo passado por diversos setores. Atualmente, ela era funcionária de uma empresa terceirizada da Infraero e atuava no balcão de informações do terminal 2. Os colegas de trabalho que ficaram abalados com a notícia foram liberados nesta segunda-feira. Mineia morava no bairro Rio Branco, em Canoas.