A Escola Municipal Padre Luiz de Nadal, de São Jerônimo, na Região Carbonífera, amanheceu com o refeitório arrombado e as dispensas praticamente vazias nesta quinta-feira. Os invasores não pouparam sequer os alimentos que serviriam de merenda para os 150 alunos da pré-escola ao 5º ano da instituição localizada na Rua General Osório, no centro da cidade. Entre os produtos furtados estão arroz, azeite, iogurte, açúcar e carne suficientes para 15 dias de refeições. Também foram levados diversos eletrodomésticos e equipamentos de cozinha, como micro-ondas, batedeira, cafeteira, sanduicheira, crepeira, fritadeira e garrafa térmica.
Leia mais
Ladrões arrombam escola de Porto Alegre e levam 110 netbooks
Escola Augusto Ruschi, em Santa Maria, tem computadores furtados
Ladrões furtam roupas coletadas para doação pela comunidade judaica
Há oito anos como diretora da escola, Rose Mary Cardoso da Rosa lamenta ter passado por essa situação em ao menos outras cinco vezes. A reincidência de arrombamentos fez com que algumas portas fossem reforçadas com grades e cadeados, o que não impediu a ação criminosa desta quinta.
– Nossa escola atende a crianças de classe baixa, muitas delas carentes e que vão pra escola sem alimento. A gente fica muito triste com tudo isso, ainda mais que dessa vez levaram mais coisas do que nas outras. É uma perda muito grande – comenta Rose.
Alunos e professores estavam engajados em ações e eventos para arrecadar dinheiro suficiente para a aquisição de aparelhos de ar-condicionado. Com o furto dos equipamentos, a verba deve ser destinada à reposição dos eletrodomésticos.
– Alguns dos eletrodomésticos levados foram adquiridos pela própria escola – explica.
O titular da Delegacia de Polícia de São Jerônimo, Marco Schalmes, acredita que duas pessoas tenham entrado na escola. A dupla de suspeitos é usuária de drogas e conhecida por praticar crimes patrimoniais. Ambos, inclusive, já foram presos por esses delitos. Eles devem ser intimados para prestar depoimento na semana que vem.
– Vamos representar pela prisão preventiva deles. Agora, estamos focados em recuperar os objetos – diz.
Conforme o delegado, a escola fica próxima a um ponto de tráfico de drogas.
– Creio que tenham furtado e já trocado tudo por drogas. Pelo modus operandi dos outros crimes praticados por eles não há utilização de veículos. Eles levam tudo nas mãos. Podem ter feito até mais de uma viagem – finaliza Schalmes.
O arrombamento foi percebido pelo funcionário responsável por abrir a escola. Por volta das 7h, ele ligou para a diretora avisando que o portão principal estava aberto e os cadeados arrebentados. Já dentro do prédio, os invasores tentaram abrir a porta da secretaria da escola. Chegaram a danificar cadeados e a grade que protege a porta, mas não entraram na sala.
Doações
A diretora Rose diz que a escola está aberta a doações, principalmente de eletrodomésticos e outros equipamentos de cozinha. Nesta quinta-feira, a mãe de um aluno doou alimentos para a escola.
– Se alguém tiver algum eletrodoméstico usado e quiser doar, a gente aceita. É o que mais precisamos no momento. Mas toda ajuda é bem-vinda.
Ela garante que a merenda dos alunos não será afetada nem as aulas interrompidas.