Os crimes de ameaça lideram a estatística de ocorrências registradas contra idosos em Santa Maria em 2016. Foram 139 casos até a última quinta-feira (9), que é o dado mais recente, sendo que em todo o ano passado houve 170 – todos concluídos e remetidos à Justiça.
Conforme o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI), José dos Santos Araújo, junto com o crime de ameaça, outros dois são os com maior incidência no município: lesão corporal e estelionato.
“Nos últimos anos nós temos constatado aumento nesses delitos e é uma preocupação constante”, afirma.
Foram 55 casos de estelionato em 2015 e 16 este ano. Entre os golpes, se destaca o do bilhete, onde uma pessoa aborda o idoso na rua, aponta que foi vencedor de um prêmio, mas precisa fazer o depósito em uma conta específica - mas não tem dinheiro, por isso precisa da ajuda da vítima. Caso ela desconfie, o estelionatário liga para um comparsa, que se passa por um colaborador da Caixa Econômica Federal e, assim, convencem o idoso a fazer o pagamento.
Com relação aos casos de lesão corporal, foram 94 este ano e 71 em todo o ano passado. Conforme o delegado Araújo, 85% dos crimes acontecem no ambiente familiar e pouco mais da metade das vítimas são homens.
Apesar de não constar na estatística, abandono também se configura como violência contra idosos e, por isso, é crime.
“É importante que outros organismos públicos também se envolvam e que desenvolvam atividades de conscientização para que os direitos dos idosos sejam mais respeitados”, conta.
Quem suspeitar de agressões ou ameaças contra idosos pode ligar para o Disque Denúncia do Estado, pelo número 181, ou pelo Disque 100, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.
Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra Pessoa Idosa. A prefeitura vai fazer atividades em alusão ao dia nesta quarta, sábado (18) e 21 deste mês.
Violência em números
Crime
2015
2016
Apropriação indébita
19
10
Estelionato
55
16
Lesão corporal
71
94*
Maus-tratos
11
12
Ameaça
170
139*
Perturbação
63
56*
Injúria
64
41*
Vias de fato
16
19*
Total
469
387
*O delegado Araújo explica que, por determinação da Delegacia Regional, em junho foram recebidos diversos casos não relacionados a idosos como parte de um mutirão para agilizar o andamento de inquéritos.