O Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prendeu em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (9), o sucessor do traficante Xandi, morto no início do ano no Litoral Norte. Renato Fao Gambini, de 45 anos, era considerado o procurado número 1 do Denarc.
Ele foi encontrado ao lado do Fórum Central da Capital.
Gambini teve a prisão preventiva decretada em outubro, quando foi realizada a Operação Laranja Mecânica, que apreendeu patrimônio avaliado em R$ 5,5 milhões de Xandi. Ele era um dos principais alvos da operação, mas não foi encontrado na época.
"Desde lá, nós já estávamos monitorando, pois era o foragido número 1 do nosso departamento. Ele passou um período escondido em Santa Catarina e de lá voltou ao Estado, então montamos essa operação para capturá-lo", destaca o titular da 3ª Delegacia de Investigação do Denarc, Rafael Soares Pereira.
O homem é casado com uma prima de Xandi e, por isso, ambos tinham uma relação próxima.
No total, 15 pessoas foram presas na operação. Entre os presos está um irmão de Xandi, detido por posse de droga na zona sul de Porto Alegre, e a viúva do traficante, que estava com R$ 19 mil em dinheiro.