Mesmo com a suspensão da liminar que previa o fechamento de bancos em caso de falta de policiamento, algumas agências tiveram restrição nesta terça-feira (8). Em Porto Alegre, agências do Itaú funcionaram sem dinheiro em espécie por algumas horas, inclusive as de shoppings, e pelo menos uma agência do Banco do Brasil, a da Praça da Alfândega, não abriu.
Em Alvorada e Viamão, alguns bancos também não abriram, mas o Sindicato dos Bancários não informa quais se mantiveram fechados, por uma questão de segurança. A Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul explica que a orientação de fechar ou restringir atendimento é da gerência de cada agência.
Na última sexta-feira, o Tribunal Superior do Trabalho determinou a reabertura de agências e postos bancários do Rio Grande do Sul, invalidando a liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região que previa fechamento em casos de falta de policiamento ostensivo, em função da paralisação dos servidores da segurança.
Conforme a decisão, o funcionamento de uma agência é de responsabilidade da instituição financeira, fato que independe de apoio da Segurança Pública, já que os bancos possuem inúmeros dispositivos de segurança.