A polícia prendeu 24 torcedores estrangeiros, somente nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre. Do total dos presos, 20 são argentinos. Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, a maioria das ocorrências registradas foi de furto, posse de entorpecentes, venda de ingressos para o jogo entre Argentina e Nigéria e uso de credenciais falsas.
Dois indianos foram pegos vendendo ingressos na Avenida Borges de Medeiros. Com a dupla, foram encontrados mais de dois mil dólares. Também foram detidos dois uruguaios e dois brasileiros por posse de drogas dentro da Fan Fest. A polícia chegou a prender dois nigerianos por suspeita de venda de ingressos no entorno do Beira-Rio, mas o crime não foi comprovado e eles foram liberados.
No fim desta tarde, um trio de argentinos foi preso por furto dentro de um hotel na zona norte da Capital. Os criminosos foram identificados pelo circuito interno de segurança do estabelecimento, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Nas imagens, dois homens e uma mulher furtam a mala de um hóspede que também era argentino.
Desde o começo da Copa do Mundo, foram registradas 68 ocorrências envolvendo turistas: 46 como vítimas e 37 como suspeitos. De acordo com a Polícia Federal, desde o início de junho até às 16h desta quarta, 36.820 argentinos entraram no Rio Grande do Sul, pela fronteira, por veículo particular e ônibus ou de avião. Esse número não contabiliza os que estavam em outros Estados e vieram para Porto Alegre.
Ocorrências policiais referentes à Copa do Mundo, em Porto Alegre, registradas em 25 de junho:
1h25min – No Centro, um argentino foi vítima de disparo de arma de fogo, sendo atingido por trás na perna esquerda. Segundo relatos da vítima, ele e seu amigo jantavam num bar, quando ocorreu uma briga generalizada entre os clientes. Ele teria sido atingido durante a confusão. A vítima foi conduzida ao HPS e liberada.
10h30 - Um argentino furtou um ingresso de um nigeriano. O argentino foi conduzido a DP móvel onde ficou sob custódia da delegada.
10h45 - Um argentino foi detido por posse de cocaína e entorpecentes.
11h - Na Borges de Medeiros, dois indianos foram detidos vendendo ingressos da partida Argentina x Nigéria. Os cidadãos portavam também 2.180 dólares e R$ 600. Ambos responderão por termo circunstanciado de venda acima do valor.
11h30 - Na Borges de Medeiros, três argentinos foram presos por furto de ingresso de um brasileiro.
11h40 - Dois nigerianos tiveram os ingressos furtados por um argentino. As vítimas correram atrás do suspeito e o detiveram. A polícia atendeu em seguida e o suspeito levado para a DPTur.
12h - Um argentino foi detido por furto. Durante a abordagem foi localizada substância entorpecente.
12h - Foram detidos três argentinos com seis credenciais falsas.
12h - Dois nigerianos foram detidos pela Polícia Civil, suspeitos de venda de ingressos no entorno do Beira-Rio. A acusação não pode ser comprovada e ambos foram liberados após o registro da ocorrência.
12h45 - Na entrada do Beira-Rio, foi detido um argentino com ingresso falso.
12h40 - Próximo a Fan Fest, foram presos dois argentinos com seis ingressos falsos e maconha.
13h50 - Na entrada do estádio Beira-Rio, foram detidos dois argentinos acusados de venda de ingressos falsos.
14h15 - Foi detido um argentino dentro da Fan Fest com três caixas de foguetes.
16h - Dois uruguaios e dois brasileiros foram detidos por posse de entorpecentes na Fan Fest.
Final da tarde – prisão na DPTur, no aeroporto Salgado Filho, com flagrante de furto: dois homens e uma mulher, argentinos, cometeram furto contra uma vítima de mesma nacionalidade. Fato ocorreu no Hotel Íbis, do aeroporto.
Um argentino foi roubado em frente ao Supermercado Zaffari por dois indivíduos armados que fugiram em um veículo. A vítima não compareceu para registrar a ocorrência.
Fim da manhã - Um torcedor argentino foi identificado como barra brava e detido nas proximidades do Beira-Rio e levado para sede da Polícia Federal.