Uma carga de leite Longa Vida do Rio Grande do Sul suspeito de adulteração foi apreendida em São Paulo. Vinte e seis mil litros do produto da empresa de Laticínios Bom Gosto, de Tapejara, foram encontrados na Companhia de Alimentos Glória, em Guaratinguetá. Amostras do lote serão submetidas a análises laboratoriais. Toda a produção suspeita está retida na empresa e não chegou a ser comercializada. A Rádio Gaúcha não encontrou os representantes da Bom Gosto. O Ministério da Agricultura também divulgou o resultado de análise feita em carga de leite em pó suspeita de possuir resíduos de antibiótico. Foi descartada a presença da substância. Ao todo, 448 mil litros do produto da empresa Laticínio Vale do Taquari, de Estrela, foram transformados em setenta e duas toneladas de leite em pó. A carga será liberada para comercialização.
Saiba Mais:
- Grupo denunciado pelo Ministério Público usou produtor rural para receber dinheiro da fraude do leite
- Ministério Público denuncia 12 suspeitos da fraude do leite em Ibirubá
- Laudo confirma contaminação de água adicionada em leite fraudado
- Veja a lista dos denunciados na Operação Leite Compensado
Já são 14 os denunciados pela adulteração do leite com presença de água, ureia e formol no Rio Grande do Sul. Ontem, o Ministério Público denunciou 12 pessoas em Ibirubá. Entre os acusados estão transportadores, produtores rurais, funcionários de postos de refrigeração e um veterinário.
Entenda o Caso
Nove pessoas foram presas na Operação Leite Compensado, realizada pelo Ministério Público (MP) no interior do Rio Grande do Sul. No início do ano, foi descoberta uma fraude que pode causar problemas de saúde. De acordo com os promotores, atravessadores adicionavam ureia no leite para mascarar a adição de água durante o transporte entre a propriedade rural e as indústrias. As análises comprovaram a presença de formol, substância cancerígena. A operação foi realizada nas regiões de Horizontina, Ibirubá e Guaporé. Está proibida a comercialização de leite de vários lotes de sete marcas: Hollmann, Goolac, Só Milk, Italac, Líder, Mumu e Latvida.