A Brigada Militar identificou uma granada na tarde desta quinta-feira na Rua Leopoldina, na Vila Nossa Senhora Aparecida, em Viamão. Um menino de 14 anos avistou o artefato e avisou o pai, que chamou a polícia.
Segundo a mãe do menino, Nara Ramos Ports, 43 anos, o filho saiu para o colégio por volta das 7h30min, viu o objeto e chutou-o para um canto. Na volta, 12h30min, desconfiado do que viu, avisou o pai Juarez.
- Nos apavoramos. Nunca tinha visto uma coisa dessas. Deve ter sido deixada aí ainda na madrugada. Aqui é uma rua muito tranquila. Imagina se fosse mesmo um explosivo. Ele teria se machucado _ contou a mãe.
O local foi isolado pelo Grupo de Apoio Tático Especial (Gate) da Brigada Militar. O objeto foi analisado por duas horas e ficou constatado se tratar de uma granada de exercício. Segundo o comandante do Gate, capitão Felipe Santos Rocha, o artefato é de uso restrito das Forças Armadas para treinar arremessos e não possui carga explosiva. Às 15h, a área foi liberada.
- É comum. Já encontramos algumas vezes esse tipo de granada perdida pela rua, mas o porquê de ser encontrado não sabemos dizer - destacou o capitão.
Segundo o 18° BPM de Viamão, há vários pontos de tráfico de drogas naquela região, o que pode explicar o artefato. Ele será levado para uma área remota, na Capital, para ser destruído.