Quando o assunto é saúde, hábitos corriqueiros são alvos de boatos na internet, sendo apontados como prejudiciais ou milagrosos. Associado à solução para o mau hálito, o chiclete foi o escolhido da vez. Mensagens que circulam na rede sugerem que mascar a goma pode fazer mal ao estômago, provocando gastrite e úlcera.
No entanto, conforme Antônio Carlos Weston, gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo da Santa Casa de Porto Alegre, a afirmação não é verdadeira. Para pessoas saudáveis, sem complicações gástricas, o hábito é inofensivo.
— O que ocorre quando mascamos chicletes é um estímulo à produção de ácido no estômago. Então, naqueles que têm problemas como gastrites ou úlceras, pode haver dor relacionada ao aumento desse ácido — explica Weston.
Além disso, quem tem refluxo — ou doença do refluxo gastro-esofágico — também pode ter uma piora do quadro, com sintomas como azia, queimação e náuseas. O médico ressalta que isso ocorre sobretudo quando as pessoas mascam chicletes sem consumir nenhum alimento antes.
— O alimento forma uma película protetora da mucosa do estômago que a protege de uma possível lesão causada pelo ácido — salienta.
Weston também esclarece que é justamente a produção desse ácido que ocasiona a sensação de fome, que muitas pessoas notam ao mascar chiclete. Quanto ao ato de engolir a goma, o gastroenterologista alerta que, devido a sua consistência, podem ocorrer acidentes como engasgo ou impactação do chiclete no esôfago.
Dentes e músculos faciais podem ser afetados
O hábito de mascar chiclete pode não fazer mal ao estômago de uma pessoa sem problemas prévios, mas o consumo constante é capaz de prejudicar a saúde bucal. De acordo com a professora de odontopediatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Angélica Fritscher, na mastigação ocorre a contração de músculos faciais que, caso seja continua, pode causar danos na articulação temporomandibular.
— Além disso, os chicletes que contêm açúcar, quando consumidos em alta frequência, aumentam os riscos de cárie — explica Angélica.
Em relação aos possíveis benefícios do costume, a professora afirma que as gomas podem auxiliar em situações esporádicas, como quando a pessoa não tem condições de escovar os dentes após a refeição:
— Mascar chiclete estimula a produção de saliva e pode ajudar na remoção de resíduos alimentares.