Muita gente sabe que as plantas não são tão inofensivas e que algumas podem trazer problemas para a saúde de crianças e animais, quando consumidas de forma desprevenida. Mas ela tem poder de matar, conforme boatos que circulam na internet sobre um menino de cinco anos de Rolândia (PR) que ingeriu comigo-ninguém-pode?
A mensagem diz que Esteban brincava dentro de sua casa quando se sentiu mal e procurou a sua mãe. “Algumas horas depois, o desconforto agravou-se, obstruindo parcialmente a sua respiração. Foi quando a mãe dele decidiu chamar uma ambulância para levá-lo para o hospital. Angustiada, a mulher não entendia o que se passava, até que o médico saiu para lhe dar as más notícias: o filho tinha morrido por intoxicação. O médico pediu à mãe para fazer um teste de sangue e determinar a causa da sua morte. Encontraram uma toxina potente chamada oxalato de cálcio, que se encontra na planta comigo-ninguém-pode, muito usada para decorar o interior das casas”.
A Secretaria de Saúde de Rolândia afirmou que a história, disseminada nas redes sociais com diferentes nomes de cidades paranaenses, é boato. Nenhum menino ou qualquer outra criança morreu devido ao consumo da planta.
Carlos Augusto Mello da Silva, médico pediatra e toxicologista do Centro de Informação Toxicológica do RS (CIT), conta que nunca presenciou um caso de intoxicação infantil com grande gravidade, nem com óbito.
— Como as folhas da comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta) têm um aspecto bonito, as crianças acabam levando à boca, porém, comem pouquíssimo, em virtude da reação quase imediata — afirma.
De acordo com o médico, os sintomas de dor e inchaço na língua, lábios e edemas na garganta são imediatos, levando os pequenos a chorar e a salivar, o que alerta os familiares.
— Se colocar aquela folha gigante no microscópio, dá para perceber um sanduíche de agulhas ali. O oxalato de cálcio, que causa o desconforto, são cristais, que se assemelham a agulhas, que entram no organismo da criança. São rarissímos os casos em que a folha inteira é deglutida, caso que poderia provocar o óbito — esclarece.
A planta não traz efeitos nocivos para o estômago. Quando a pessoa ingere a folha inteira, a morte ocorre por causa dos fenômenos respiratórios irritativos.
— A obstrução das vias aéreas ocorre com os edemas na garganta, no palato do céu da boca. A pessoa pode morrer por não conseguir respirar — informa Carlos Augusto.