A gente até esquece que está respirando, mas bastam poucos minutos sem ar que já perdemos a consciência. Saiba como a respiração ocorre e por que ela é tão importante.
Para que serve a respiração?
É respirando que abastecemos o nosso organismo. O oxigênio, trazido ao corpo pela respiração, é o principal combustível das células e, sem ele, o corpo não consegue a energia necessária para mante-se vivo.
Como é o processo
1) O ar, rico em oxigênio, entra pelas narinas, onde é filtrado. Em seguida, passa pela faringe e pela laringe.
2) O oxigênio chega à traqueia e é distribuído no pulmão pelos brônquios. Os bronquíolos, ramificações dos brônquios, irrigam os alvéolos pulmonares, que distribuem o oxigênio pelo sangue.
3) O diafragma relaxa e faz o ar (que passou por trocas gasosas e agora está rico em gás carbônico) percorrer o mesmo caminho de volta e ser liberado para fora do corpo.
E se ficarmos sem respirar?
A falta de oxigênio leva ao mau funcionamento dos órgãos, prejudica a circulação e causa a morte dos tecidos.
Dois minutos
É o tempo médio que uma pessoa consegue ficar sem respirar. Depois disso, a falta de oxigênio pode causar um desmaio – defesa do corpo para que o indivíduo volte a respirar.
Posso respirar pela boca?
Melhor não. As narinas são um filtro natural e impedem que algumas bactérias entrem no organismo.
Respirar fundo acalma?
Sim. O movimento de respiração ajuda a relaxar os músculos e promove a oxigenação das células, trazendo sensação de bem-estar.