EM PARTES
O coração é dividido em quatro cavidades anatômicas principais: átrio esquerdo, átrio direito, ventrículo esquerdo e ventrículo direito.
ENTENDA A DIFERENÇA
Veias: têm menor pressão em seu interior, consequência de uma composição menos elástica. Transportam o sangue de volta ao coração.
Artérias: por levarem o sangue para o restante do corpo, a pressão nas artérias é maior, impulsionando a circulação. Suas paredes são mais elásticas, aumentando a dilatação.
PASSO A PASSO
- O átrio direito recebe, através das veias cava superior e inferior, o sangue não oxigenado (venoso). Uma vez depositado, ele é transferido para o ventrículo direito, por meio da válvula tricúspide.
- No ventrículo direito, o sangue é impulsionado pela contração do coração e é transportado até os pulmões pela artéria pulmonar. Lá, o sangue é oxigenado.
- O sangue oxigenado (arterial) sai dos pulmões e entra no átrio esquerdo pelas quatro veias pulmonares. A passagem do átrio esquerdo para ventrículo esquerdo é feita através da válvula mitral.
- Por meio de contrações do coração, o sangue é impulsionado para a aorta, principal artéria do corpo, que distribui o sangue para todo o corpo.O sangue arterial leva os nutrientes e o oxigênio de que os tecidos e as células precisam.