Hálito fresco e eliminação das bactérias são algumas das promessas dos enxaguantes bucais vendidos no mercado. Entretanto, esses produtos são vistos como "acessório" por dentistas, que recomendam o líquido apenas em situações específicas. E tem mais: a sensação de frescor é considerada efêmera e a retirada dos microrganismos prometida é sutil.
– Não indico o uso irrestrito para a população inteira. Costumo prescrever em casos específicos – afirma o cirurgião dentista Marcus Metz.
Logo, não adianta usar os enxaguantes para dar uma "enganada" e pular a escovação, afinal, ela, em combinação com o fio dental, são as únicas armas eficientes para limpar realmente os dentes.
– Enxaguante é auxiliar ou usado para outros problemas, não é item obrigatório. Escovação com pasta e uso de fio são prioridades, não dá para trocar – enfatiza o cirurgião dentista Marcel Kunrath.
Leia mais:
Estresse pode provocar queda dos dentes? Entenda o caso de Demi Moore
Jogadores aderem à moda do tratamento para dentes perfeitos
Veja as respostas dos dois especialistas em relação às dúvidas mais comuns sobre o produto:
É importante usar enxaguante bucal?
Só é importante em casos específicos, como cáries, gengivite e periodontite. Demais indivíduos podem usar como aliado da higiene, mas não como fonte principal da limpeza bucal.
Quem precisa usar?
Pessoas com cáries em um ou mais dentes ou com problemas de gengivite ou periodontite. Também pode ser utilizado após cirurgias e por usuários de próteses para complementar a higiene. Lembrando que o produto deve ser indicado por um dentista.
Esses líquidos limpam os dentes?
Os enxaguantes conseguem remover um pouco as bactérias ou dissolver minimamente a placa bacteriana. A melhor forma de limpar os dentes é através da escovação criteriosa e uso do fio dental.
Quantas vezes podemos usar por dia?
A população em geral poderia usar apenas uma vez ao dia. Pessoas com doenças específicas devem seguir a orientação do dentista. Vale destacar que o uso repetido sem acompanhamento profissional pode causar o desequilíbrio da flora bucal, abrindo portas para o desenvolvimento de cândida ou outras infecções.
Enxaguantes podem tirar o mau hálito?
No primeiro momento sim, pois ele mascara o odor. Entretanto, o odor pode voltar em seguida. É importante lembrar que o cheiro desagradável pode ser ocasionado por outros problemas dentais e até mesmo intestinais.
Crianças podem usar enxaguante?
As muito pequenas só devem fazer uso quando recomendado por um dentista, pois elas podem ingerir o produto. O uso exacerbado também pode provocar o manchas no esmalte dos dentes.
Há contraindicações?
Quem tem alergia a um dos componentes do produto. Nesses casos, geralmente, a pessoa já apresenta reações à pasta.
Quais cuidados devemos ter ao comprar um enxaguante?
É preciso verificar se ele não tem álcool na composição. Se tiver, evite. Como há dezenas de opções nas prateleiras dos mercados e farmácias, sempre peça auxílio ao dentista na hora de escolher o mais indicado para o seu caso. Não custa lembrar que o produto precisa ser certificado pela Anvisa.