Nesta semana, debates sobre espiritualidade e psiquiatria estarão concentrados no 2º Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica, organizado pelo Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (Nupe) da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de março. As inscrições podem ser feita no site.
Leia também:
Noruega é considerada o país mais feliz do mundo; Brasil ocupa a 22ª colocação
Saiba por que os brasileiros são os mais ansiosos do mundo
O evento focará em estudos sobre sofrimento, cuidados paliativos e terminalidade, e o convidado especial desta edição será o psiquiatra Lionel Corbett, analista jungiano e professor de Psicologia Profunda do Pacifica Graduate Institute, da Califórnia, nos Estados Unidos.
O simpósio será no Teatro da Amrigs, e as inscrições são limitadas. Entre as abordagens propostas pelo evento está uma visão integradora entre espiritualidade e conhecimento científico na área de saúde mental. A ideia é ampliar discussões e debates sobre o papel da religiosidade no tratamento de enfermidades tanto físicas quanto psicológicas.
– As pesquisas têm mostrado que as pessoas espiritualizadas são mais saudáveis física e mentalmente. Então, há grupos de várias áreas médicas estudando e demonstrado a correlação da espiritualidade com saúde. O simpósio quer debater isso e trazer para o público a importância de desenvolver a espiritualidade, e isso não quer dizer religião mas com a busca por um sentido por meio do processo individual de cada um – diz a coordenadora do Nupe, a médica psiquiatra Anahy Fagundes Dias Fonseca.
A programação do simpósio inclui palestras, workshops, como o comandado por Lionel Corbett intitulado A Função Religiosa da Psique, rodas de conversa e conferências. Esta é a segunda edição do evento na Capital. A primeira ocorreu em 2014.
Participe
As inscrições para o 2º Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica podem ser feitas
Pelo telefone (51) 3024-4846
Pelo e-mail aprs@aprs.org.br
Pelo site