O número de pessoas que aguardam por exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre aumentou. Em dezembro, a fila contava com 11 mil pacientes. Já em janeiro, o número pulou para 14 mil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal da Saúde da Capital.
Segundo a prefeitura, estratégias para reorganização da fila e priorização de casos mais graves estão sendo realizadas em conjunto com os médicos solicitantes dos exames. Segundo o secretário Erno Harzheim, algumas situações são mais preocupantes.
Leia mais:
Ministério da Saúde lança diretrizes contra manobras agressivas em partos
Debora Diniz: "As mulheres com zika sumiram da pauta"
Menos medicamentos e mais terapias alternativas para tratar a dor nas costas
– A ecografia transvaginal tem fila de espera com o dobro da quantidade mensal de exames ofertados por prestadores do município ou por empresas conveniadas, e a densitometria óssea tinha quase dois mil pacientes na fila de espera em janeiro. E essa situação deve se agravar por alguns meses, considerando atual período de revisão de contratos – afirma Harzheim.
O relatório completo pode ser acessado no site do Executivo, na aba Saúde. Além dos exames, o cidadão pode conferir também a lista por consultas com especialidades médicas.