Particularmente, acho que morango nem parece fruta – leva mais jeito para sobremesa. Transforma até a folga em um doce fim de semana. Esse foi o ingrediente principal do nosso roteiro entre amigos em um lugar que foge dos tradicionais roteiros da Serra Gaúcha. A porta antiga se abrindo para dentro de um pátio florido e convidativo era um indício de que a experiência teria um sabor único na lembrança da família.
Chegamos na bela propriedade situada em uma área rural de Caxias do Sul junto com a primeira safra de morango, em setembro. Em plena estrada da Rota do Sol (km 154,8) está situado esse clássico das sobremesas e de uma tarde abraçada pela natureza. O local se chama Rio do Vento Hidroponia e Barlavento, ou simplesmente Morangos, como apelidaram carinhosamente os caxienses. Além de hidroponia e bar, é um jardim de lazer com playground, alguns bichos e, desde 2014, uma pousada de charme construída a partir de dois casarões antigos (com risco de serem destruídos na Região das Missões). Pensa em bom gosto, aconchego, rusticidade e muita criatividade. Pensa em felicidade!
O Rio do Vento começou com o cultivo dos morangos em água pura da chuva e sem uso de agrotóxicos. Logo foi preciso abrir um anexo coladinho na estufa: o bar Barlavento. Afora os morangos em doces e taças diversas, o cardápio contempla também lanches e outras gostosuras com frutas silvestres. Prove sem pressa: a vitamina, o suco ou o chá de morango, a taça Morena do Siriú (morangos frescos com calda de brigadeiro) e a incrível cuca de mirtilo. Minha filha pede para indicar o sanduíche "Te Agarra Catarina". Ah, e viaje com uma bolsa térmica para levar para casa as geleias e, principalmente, os divinos iogurtes artesanais.
A concepção admirável do espaço é do proprietário e biólogo Maurício Fedrizzi, que tem como hobby viajar, fotografar e velejar. Sua paixões estão estampadas por todos os cantos. Enquanto o Barlavento tem ares de praia com redes espalhadas pelo pátio e decoração náutica, a hospedaria carrega um estilo de casa de montanha junto a antiguidades e lembranças pelo mundo.
Do jardim do bar é possível avistar a grande estufa onde os morangos são cultivados também à base de muito rock and roll e reggae. As caixas de som começam a tocar logo que a colheita se inicia pela manhã.
Nos fins de semana, o movimento no Barlavento é intenso, grande parte de famílias com crianças. Foi difícil abandonar o nosso cantinho mágico em Caxias para incluir outras programações na região. Porém, entre sexta e domingo, ainda deu tempo de jantar no im-per-dí-vel Andrea (famoso pelos filés e acompanhamentos fartos) e almoçar na elegante Vinícola Luiz Argenta.
Sabe aquele ditado "A vida é curta. Comece pela sobremesa"? Parafraseando a ideia, diria que o fim de semana é curto, comece pela sobremesa. De preferência, lá no Barlavento em Caxias.
E corra. Enquanto houver morangos frescos, o clima fica ainda mais saboroso.