No começo da tarde desta terça-feira, a deputada estadual Any Ortiz (PPS) publicou um vídeo no seu perfil do Twitter revelando que descobriu um nódulo na mama. No post, ela incentiva o autoexame como medida preventiva ao câncer de mama.
– Através do autoexame eu descobri um nódulo na mama esquerda. Eu o acompanhei durante um tempo e, nos últimos dias, ela aumentou bastante de volume e eu vou ter que fazer uma cirurgia hoje à tarde – disse no vídeo. Segundo a parlamentar, embora o caso não seja grave, ela resolveu torná-lo público para alertar outras mulheres:
Leia mais:
Câncer de mama: como identificar, prevenir e tratar
– Decidi dividir isso com vocês para chamar a atenção para a questão do câncer de mama. Eu tenho um caso da doença na família. Minha avó teve, fez mastectomia e ficou bem. Quanto antes o diagnóstico é feito, mais chances de cura.
Conforme a assessoria, a cirurgia começou por volta de 12h e terminou às 13h30min. Ela jé foi liberada e foi pra casa por volta das 17h e deve retornar à Assembleia na próxima semana.
O câncer na mama é um dos mais comuns no Brasil e em 2013 foi o tumor que mais matou mulheres no país. Desde 2008, a campanha Outubro Rosa colore as cidades brasileiras com intuito de falar da doença e da importância do autocuidado. Grupos de pacientes, organizações e vitoriosas da doença vão às ruas para chamar a atenção ao tema e lutar pelo acesso de todas ao diagnóstico precoce e ao tratamento ágil e qualificado, dois fatores que contribuem para o bom prognóstico de cura.