Desconfortável, mas indolor. Esta seria uma boa descrição para uma sessão de terapia com uso de ventosas. ZH testou essa técnica milenar que gerou muita curiosidade nos últimos dias depois que o multicampeão Michael Phelps pulou na piscina durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. As ventosas, causa das manchas roxas pelo corpo do nadador, são ferramentas usadas dentro da prática da acupuntura e só devem ser feitas por profissionais da área da saúde com especialização na área.
O tratamento consiste em colocar uma espécie de copo sobre as áreas a serem tratadas, gerar vácuo e provocar uma sucção. Com isso, a circulação sanguínea é estimulada, podendo apressar o fim da fadiga, prevenir lesões e acabar com as dores, o que no caso de Phelps se deve ao desgaste excessivo do corpo.
Leia mais:
Descubra o que são as manchas roxas na pele de Michael Phelps
– Ele (o tratamento) trata dores específicas ou o paciente de forma sistêmica – explica o fisioterapeuta e acupunturista Cleto Emiliano Pinho.
Uma sessão dura, em média, uma hora. No entanto, o tempo em que os instrumentos ficam no corpo varia entre 20 e 30 minutos. Outro aspecto que muda de acordo com cada paciente e indicação é o grau de sucção que é feito. Para evitar hematomas muito intensos, a reportagem não usou uma sucção muito grande e nem permaneceu com os instrumentos por muito tempo. Mesmo assim, uma das regiões das costas onde a ventosa foi aplicada ficou com uma marca mais perceptível e um pouco dolorida.
Hoje, o tratamento pode ser feito com dois tipos de ventosas: a de vidro ou a com pistola. Na primeira, um algodão embebido em álcool e com fogo é colocado dentro do instrumento em movimentos circulares para queimar o ar e estimular o vácuo. Em seguida o copo é colocado na região a ser tratada. O aquecimento não a queima a pele.
Na segunda modalidade, uma espécie de copo plástico é colocado na pele e, com a ajuda de uma pistola, é feita a sucção na intensidade desejada. A vantagem desta evolução da técnica é justamente modular a intensidade da sucção.
Saiba quais são as contraindicações do tratamento
Dentre as contraindicações para esse modelo de tratamento, o fisioterapeuta e acupunturista Cleto Emiliano Pinho ressalta que pessoas com tumores e infecções locais, ferimentos abertos, hemofílicos e que tenham feito radioterapia em uma das áreas tratadas não devem escolher essa opção.
Vale destacar que somente profissionais da área da saúde cujos conselhos reconhecem a acupuntura como terapia estão aptos a utilizar a técnica.
– Não basta fazer um curso qualquer. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tem como condição para o exercício da atividade que o profissional seja especialista – reforça o presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul, Fernando Prati.
Este título para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais só é dado a quem cumpre 1,2 mil horas de curso e é aprovado em uma prova elaborada pelo conselho federal.