Os dias frios do inverno convidam para comer alimentos quentes e calóricos. Mas, por mais aconchegantes que eles sejam, deixar as frutas de lado não é uma boa ideia. Principalmente quando estamos falando daquelas típicas da estação, como a banana e a bergamota.
Leia também:
Conheça a diferença entre bergamota, tangerina e murcote
Como escolher frutas e legumes e evitar o desperdício
De acordo com a nutricionista Larissa Signori, as frutas da estação têm sabor e cor mais intensos, já que se desenvolvem naturalmente, sem precisar de processos que auxiliem no crescimento, e por serem colhidas no momento certo de maturação.
– A menor utilização de produtos químicos como agrotóxicos e pesticidas torna as frutas mais nutritivas, com suas propriedades intactas. Além disso, quando elas são produzidas na própria região em que serão consumidas, acabam ficando mais baratas, já que o custo de produção é menor e a oferta, maior – acrescenta Larissa.
Para ajudar a escolher as melhores opções de fruta típicas do outono e do inverno, as nutricionistas Larissa Signori e Camila Borella indicam os principais benefícios desses alimentos. Confira:
Banana
É uma das frutas mais consumidas no mundo. Muito utilizada na prevenção de câimbras, por conter um alto teor de potássio, é excelente fonte de manganês, vitamina B6 e fibras. Uma ótima aliada contra a TPM.
Kiwi
Riquíssimo em vitamina C, que atua nas células de defesa. É também ótima fonte de vitamina E, B6, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, contém compostos fenólicos, flavonoides e clorofilina, que reduz o risco de tumores. Com essa composição, a fruta reúne efeitos anti-inflamatórios e contra o câncer.
Bergamota
Rica em vitaminas A, B1, B2 e C, que melhoram a saúde da pele, dos olhos, do cabelo, do fígado e da cavidade oral. Também contém sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo.
Caqui
Fonte de fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce e alguns cânceres, entre outras doenças).
Abacate
É rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas e tem vitaminas A, B, C, K e E. Além disso, é fonte de minerais como cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco. É rico em fitoesterol, uma substância de origem vegetal que inibe a absorção do colesterol ruim.
Figo
Tem vitaminas A, B1 e B2, zinco, ferro, cálcio, fósforo, fibras e antocianina, que é um poderoso antioxidante presente nos alimentos roxos.