A Secretaria de Saúde de Porto Alegre irá estender a vacinação contra a gripe para toda a população a partir das 8h desta terça-feira. Cerca de cem unidades de saúde da Capital estarão aptas a fornecer as doses remanescentes da campanha.
Os integrantes dos grupos prioritários também seguirão sendo atendidos. No caso específico das gestantes, a rede municipal disponibiliza atendimento exclusivo no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais,que funciona no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
Leia mais:
Chega a cem o número de mortes por gripe A no RS em 2016
Gripe A: vacinas em clínicas privadas de Porto Alegre não devem ser repostas
A Secretaria lembra, no entanto, que restaram apenas 20 mil doses. Conforme as vacinas forem acabando em cada unidade, não serão mais repostas pela secretaria. Senhas serão distribuídas caso haja filas longas nas unidades durante a manhã.
De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, 365.304 pessoas que compõem os grupos prioritários foram imunizadas contra a gripe na Capital, número que atinge 96% da meta. O índice da Capital superou o nacional e o gaúcho: no Brasil, a imunização dos grupos prioritários atingiu 91,01% da meta, e no Rio Grande do Sul, 91,06%.
A Secretaria afirma que há poucas doses e que o estoque pode se esgotar logo. Se terminar em uma unidade, a orientação é que as pessoas busquem vacinas na unidade mais próxima.