Fogueiras, cantigas, danças e comidas típicas. É difícil encontrar alguém que não goste da tradicional festa junina. Uma das principais atrações da festa são as comidas típicas: pinhão, milho verde, pipoca, quentão, rapadura, carrapinha... Difícil resistir a tantas delícias. Mas, além de deliciosos, muitos destes alimentos podem ser benéficos para a saúde, se consumidos com moderação.
Quem come cereais integrais todos os dias pode viver mais, aponta estudo
Porém, apesar de essas comidas apresentarem muitos benefícios para a saúde, é preciso tomar cuidado com o consumo de todos esses alimentos de uma vez só. O nutricionista Adriano Lenz, especialista em nutrição personalizada e celular e mestre em bioquímica com ênfase em genética pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dá a dica: deguste os sabores.
Saiba como escolher o melhor tipo de iogurte
– A pessoa chega em volta da mesa e come de forma exagerada, nem sente o gosto do que está comendo, muitas vezes sem apreciar o momento, sem curtir a festa. Desfrute com calma e sinta o gosto dos alimentos e das bebidas. A variedade é grande, mas a pessoa precisa lembrar, no dia seguinte, do que comeu. Vá ao evento, mas não o use como justificativa para deixar de cuidar da saúde – comenta o profissional.
Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda até duas xícaras de café por dia
De acordo com o nutricionista, na hora de preparar os alimentos doces, pode-se trocar o açúcar pelo xilitol, que é um adoçante não-cancerígeno. Por ser um adoçante em pó, ele pode ser utilizado na produção de carrapinhas e bolos. Assim, as propriedades do amendoim e milho, por exemplo, não são perdidas, e o alimento não fica tão calórico. No bolo, pode-se trocar a farinha de trigo pela farinha integral, além de usar o próprio grão do milho, em vez do fubá.
Pipoca faz bem e não engorda
A pipoca, segundo Adriano, é rica em fibras e pouco calórica:– O problema é que as pessoas tendem a colocar muito sal, e isso acaba aumentando a percepção de fome, fazendo com que a pessoa coma mais. A dica é colocar temperos na panela da pipoca, como o açafrão e a cúrcuma. Ela pode ser feita com manteiga, pois é uma gordura saturada que não oxida com o calor e dá um sabor excelente – explica.
AMENDOIM
É uma semente oleaginosa, rica em ácidos graxos poli-insaturados, que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos. É também fonte de proteínas e de antioxidantes como a vitamina E: o zinco, o fósforo e o manganês retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem doenças cardíacas. Além disso, é fonte de potássio, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.
A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL). O amendoim tem alto valor calórico, mas é pobre em carboidratos. A gordura existente é absorvida devagar e serve como fonte de energia para o tecido muscular. Pode ser consumido na paçoca, na carrapinha e no pé-de-moleque, em pequenas porções, pois tem alto teor calórico.
- Uma porção de amendoim puro de 30g contém 171 Kcal
- Uma paçoca de 22g contém 115 Kcal
MILHO
Como todo cereal, o milho é rico em carboidratos e, por isso, é um alimento energético. Fonte de fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino e causa sensação de saciedade, controle de glicemia e diminui o colesterol. Contém vitaminas B1, B2 e fibras, além de minerais que contribuem para a saúde óssea e vitamina E, de ação antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra câncer e retardando o envelhecimento. É usado na preparação do bolo de milho, canjica, pipoca, pamonha e milho cozido.
- Uma espiga contém 85 Kcal
- Uma xícara de canjica contém 180 Kcal
- Uma fatia de bolo de fubá (90g) possui 233 Kcal
- Uma porção de 25g de pipoca possui cerca de 78 Kcal
PINHÃO
Contém ômega 6 e 9 e vitaminas do complexo B. Também é fonte de proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro, o zinco, o manganês e o magnésio, que auxiliam no controle do colesterol e diabetes. As fibras, contidas na casca, são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares.
O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como um vasodilatador, que auxilia o controle da pressão arterial. No entanto, o pinhão é carboidrato puro. A dica é degustar com moderação e prepará-lo somente com água e sal.
- A porção de 100 g possui 160 Kcal
VINHO
O vinho é proveniente da fermentação da uva fresca. Esta bebida, apesar de conter teor alcoólico,tem propriedades funcionais para o nosso organismo. Se consumido com moderação, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que tem uma substância chamada flavonoide, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de combater os radicais livres e proporcionar o rejuvenescimento das células.
Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que ativa os genes de longevidade e auxilia no processo de emagrecimento. Mas, de acordo com o nutricionista Adriano Lenz, vale lembrar que estes compostos perdem um pouco das propriedades ao serem aquecidos, pois são destruídos pelo calor. Além disso, é recomendável consumir no máximo 200ml (um copo) por dia.
- Um copo de 200ml de quentão possui 120 Kcal