O número de mortos por gripe A no Rio Grande do Sul subiu para cem, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira. O levantamento traz um aumento de 28 casos em relação ao último balanço. No entanto, o secretário João Gabbardo dos Reis afirma que nesse período houve apenas a confirmação dos fatos, pois essas mortes já vêm ocorrendo no último mês. As informações são da Rádio Gaúcha.
Do total de cem óbitos, a maioria envolve pessoas com mais de 50 anos. Além disso, 79% faziam parte do chamado grupo de risco (como idosos e portadores de doenças crônicas). Também houve caso de sete pessoas, sendo duas em 2016, que acabaram morrendo. De acordo com a secretaria, até a divulgação dos novos números, 52 das 72 pessoas mortas no Estado estavam no grupo de risco da doença.
Leia mais:
Vacinação contra a gripe é encerrada nos postos de saúde de Porto Alegre
Gripe A: vacinas em clínicas privadas de Porto Alegre não devem ser repostas
A cidade mais afetada até então é Porto Alegre, com 19 óbitos. Depois da Capital vêm os municípios de São Gabriel e Montenegro, com cinco casos cada.
Apesar do aumento de mortes, Gabbardo diz que a tendência, a partir das próximas semanas, é ocorrer uma diminuição de óbitos devido à vacinação.
– Esta é a maior campanha da história do Rio Grande do Sul, e já vacinamos mais de 90% da população considerada vulnerável – avaliou.
A Secretaria da Saúde mantém o alerta em relação a cuidados, como lavar as mãos e evitar ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas.
Leia mais notícias de saúde