Adoecer é sempre uma surpresa: ninguém espera que, certo dia, vá ficar mal. Mas é difícil que uma doença simplesmente apareça, assim, de uma hora para outra. Há diversas causas para a maioria dos problemas de saúde, que vão da predisposição genética aos maus hábitos alimentares, do sedentarismo ao consumo excessivo de álcool. E, ainda que nem toda enfermidade possa ser evitada, a maioria pode, sim, ser controlada. É clichê, mas vale reforçar: a saúde de cada um está nas próprias mãos.
+Saúde
Hipertensão arterial: causas, sintomas e como prevenir
Foi-se o tempo em que as doenças infecciosas (como tuberculose e malária) eram a principal causa de morte da população brasileira. Com o avanço da medicina, a criação das vacinas e técnicas de controle de parasitas, o quadro mudou. Agora, são as "doenças da modernidade", muitas delas associadas ao consumo de alimentos pouco saudáveis e ao estresse, por exemplo, que mais preocupam as autoridades de saúde do país.
Pesquisa ZH: dê sua opinião sobre nossa superedição de fim de semana
Entre as enfermidades que mais atingem a população mundial, uma se destaca tanto pelo número de afetados quanto pelos riscos que traz. É a pressão alta, que pode atingir pessoas de todas as idades, de ambos os gêneros. Fator de risco para doenças cardiovasculares graves, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio - consideradas as duas maiores causas isoladas de mortes no país -, a hipertensão arterial é tão frequente quanto preocupante.
- A hipertensão arterial sistêmica traz muito poucos sintomas, ou nem traz, então a pessoa geralmente não sabe se é hipertensa ou não porque não sente nada. Por isso, é preciso medir a pressão periodicamente e, se houver esse diagnóstico, tratar a doença sempre, mesmo que ela pareça não estar afetando sua saúde - destaca Claudio Augusto Bandeira Medina, coordenador da Vigilância de Doenças Cardiovasculares e Diabetes da Secretaria Estadual da Saúde.
Problema controlável que, como não apresenta muitos sintomas sozinho, costuma ter o tratamento negligenciado, a hipertensão é o tema que dá início a uma nova série do caderno Vida, batizada de +Saúde. Neste infográfico são apresentadas as causas, sintomas, fatores de risco e medidas de prevenção, entre outras informações, sobre os problemas de saúde que mais atingem a população.
A pressão alta é uma das doenças crônicas não transmissíveis relacionadas a mais de 70% das causas de mortes no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas também fazem parte da lista - e estarão em breve nestas páginas. E você pode participar, ajudando-nos a definir os próximos temas.
Você pode ajudar a definir os próximos temas desta seção. Para isso, envie uma mensagem pela página de ZH no Facebook. Nas próximas edições, faremos uma enquete para definir futuros temas do +Saúde.
+Saúde
Nova coluna do caderno Vida vai ajudar leitores a saber mais sobre doenças
Seção +Saúde vai detalhar doenças que mais atingem a população ou que foram escolhidas pelos leitores. Infográficos explicarão como evitá-las
Guilherme Justino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project