Em ação inédita, moradores da Capital receberão atendimento gratuito nas unidades móveis da OdontoSesc e de Saúde Preventiva durante todo o ano. O lançamento, que marca o início das comemorações dos 70 anos do Sesc no Estado, será nesta sexta-feira a partir das 10h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), junto ao estacionamento da Comendador Caminha.
Até domingo, cinco unidades estarão no parque para visitação do público entre 8h e 17h.
Leia mais:
Entenda por que há tantos casos de câncer de pele no RS
Distribuição de vacinas é retomada no RS após mais de três meses
Prefeitura de Canoas disponibiliza repelentes para gestantes da cidade
Na ocasião, será apresentado o calendário para o ano das Unidades Móveis da OdontoSesc e de Saúde Preventiva. Além disso, uma tenda será montada com mostras interativas de saúde visual, alimentação saudável e saúde bucal com o Programa Sorrindo para o Futuro. Estão previstas palestras sobre prevenção ao câncer de pele melanoma, em parceria com o Grupo Brasileiro do Melanoma (GBM), e de prevenção à saúde visual, em parceria com o Sindiópticas, que também está disponibilizando exames de acuidade visual.
Seguindo o cronograma de atividades em Porto Alegre, a partir de 7 de março, as unidades móveis chegam aos bairros da Zona Sul – Camaquã, Lomba do Pinheiro, Santa Tereza – e da Zona Norte – Rubem Berta, Sarandi e IAPI – para atender comerciários e a comunidade. Haverá distribuição de senhas antecipadamente.
As unidades devem receber mais de 55 mil pessoas durante o ano na Capital. Cada OdontoSesc faz atendimento anual de 8,5 mil pessoas, em média, entre crianças e adultos, e está estruturada com quatro consultórios odontológicos, central de esterilização e sala de raio-X. Já a unidade de Saúde Preventiva dá assistência para quem tem mais de 18 anos e alcança 15 mil anualmente, com exames preventivos como ultrassom – somente com prescrição médica –, mamografias e exames oftalmológicos.
Os exames e consultas serão ofertados para todos os moradores de Porto Alegre. Os carros ficaram localizadas em regiões onde, estatisticamente, a população tem mais dificuldade de acesso ou mais necessidade de atendimento.
Mais informações podem ser obtidas no site sesc-rs.com.br.