Usar a "voz" da juventude para mostrar a voz de quem passou a uma laringectomia total - retirada de toda a laringe em função de um câncer em estágio avançado - em decorrência do consumo de cigarro. Este foi o ponto de partida da campanha criada para a Associação de Defesa da Saúde do Fumante (Adesf), ONG de São Paulo que combate o tabagismo há mais de 20 anos, que usou a internet para "conversar" com jovens sobre os malefícios desse consumo.
Intitulada de A Voz do Cigarro, a ação desenvolvida pela agência NEOGAMA/BBH contou com a participação de cinco voluntários que passaram pela cirurgia. Eles gravaram frases sobre cigarro postadas por jovens no Twitter para mostrar como é a voz de quem passa pelo procedimento - muitas vezes fraca ou metalizada pelo uso de um aparelho chamado de laringe eletrônica. Essas postagens eram respondidas com a gravação feita pelos voluntários. Cada um, gravou cerca de 20 ou 30 frases.
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- Queríamos tirar essa caracterização de que o cigarro mata. Jovem acha que é imortal - explica a equipe de arte da campanha.
Assista ao vídeo:
Desde a última quinta-feira, a equipe da agência tem respondido aos usuários de cigarro com os áudios dos idosos que passaram pelo procedimento. Falando diretamente com o público que quer atingir, jovens que buscam no cigarro a autoafirmação, a repercussão da ação é considerada positiva e motivou ainda mais os seus criadores:
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- Três pessoas já nos pediram ajuda para parar de fumar - diz um dos redatores.
Outros já sinalizaram que pretendem repensar o vício ou mesmo retuítam ou compartilham o conteúdo da campanha. Entidades ligadas à Medicina também têm ajudado no compartilhamento da campanha.
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Combater o tabagismo logo quando ele se inicia, na juventude, foi o principal desafio dos profissionais que fizeram a ação. Para isso, eles mostraram as sequelas provocadas pelo consumo de cigarro em cinco idosos que começaram a fumar ainda jovens. Um desses voluntários que gravou os áudios usando a laringe eletrônica foi Cleber Augusto, sambista e ex-integrante do grupo Fundo de Quintal. Laringectomizado há quatro anos, ele ficou conhecido como "a voz calada do samba".
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- Quando o depoimento dele terminou todo mundo estava chorando. É chocante - descreve a equipe de produção da campanha.
Como foi feita a ação
Os publicitários pesquisaram algumas palavras-chave relacionadas ao tabagismo, como "cigarro", "cigarrinho", "Marlboro" no Twitter. As frases mais relevantes ou engraçadas foram selecionadas para que os voluntários as lessem e gravassem. Depois de um dia de captações, a equipe começou a responder os autores dos posts com o conteúdo produzido. A ideia é realizar novas gravações em janeiro para manter a campanha ativa.