Neste ano, o Natal Luz chegou a sua 30ª edição. Para comemorar a data, Gramado chamou não só o mestre de cerimônias, Papai Noel, como também um ajudante expert para dar uma repaginada nos espetáculos. Edson Erdmann (responsável pela direção artística de especiais da Rede Globo e da inauguração do novo Beira-Rio) foi o encarregado de encantar ainda mais os 2 milhões de turistas que visitam Gramado nesta época do ano. Fui conferir essa transformação e voltei emocionada com o que temos a poucos quilômetros de casa. Ainda estou cantarolando a música tema (que tem um refrão chiclete de ouvido): "Aqui eu volto a acreditar na Magia do Natal".
Mas, afinal, o que mudou no Natal Luz? A princípio, os espetáculos principais ganharam novos enredos, nomes e, em alguns casos, até nova localização e horário mais "kids friendly". Para as crianças, está imperdível o Grande Desfile de Natal (me senti na "balada" do Papai Noel). Prepare-se para um animado Jingle Bells mixado com estilos de Menudo a Beyoncé e um grand finale com neve feita de xampu Johnsons para não arder os olhos. Natal pelo Mundo, peça que substituiu a Fantástica Fábrica de Natal, é outro programão em que se descobrem tradições natalinas curiosas de outros países. Atenção para a personagem Noelita, que rouba a cena, deixando o Papai Noel em segundo plano. Até o popular (e gratuito) Acendimento das Luzes ganhou uma encenação lúdica em frente ao Palácio dos Festivais.
Entretanto, fiquei com a impressão de que a grande mudança do Natal Luz (que segue até o dia 17/01) não está só na tecnologia ou na pegada natalina mais pop. O que mudou de verdade na famosa celebração foram os sentimentos. Existe um clima de alegria no ar, de voltar a ser criança. O que está brilhando mais são os olhos e os sorrisos iluminados da grande plateia. Gramado aproximou espectadores do palco e, no melhor estilo Disney World, festeja a família, o universo lúdico e, de quebra, oferece os abraços carinhosos da turma do Noel.
Natal é uma data religiosa com significados muito mais profundos, sim. Mas um pouco de afeto e fantasia funcionam como um verdadeiro milagre diante de um ano tão conturbado e marcado pela crise econômica e catástrofes nacionais e mundiais. Quem sabe, acreditando na magia do Natal (e na magia de uma cidade brasileira com segurança e limpeza que fascinam turistas que vivem no mesmo país), torne-se mais fácil acreditar também em um feliz 2016? Antecipadamente, aproveito para desejar boas festas a todos. E vamos torcer para que o Ano-Novo seja tão iluminado quanto o Natal Luz.