Uma pesquisa realizada pelo Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, descobriu que a sildenafila, substância base de remédios para disfunção erétil como o Viagra, melhora a sensibilidade à insulina em pessoas com risco de diabetes. O pré-diabetes é uma das condições que antecedem o desenvolvimento do diabetes do tipo 2.
No estudo, indivíduos com pré-diabetes e sobrepeso foram designados aleatoriamente para receber a substância ou placebo durante três meses. Após o período, 42 pessoas completaram o estudo. Destas, as que foram tratadas com sildenafila se mostraram significativamente mais sensíveis à insulina.
Diabetes aumenta risco de desenvolver Alzheimer
Embora os resultados tenham animado os pesquisadores, ainda é preciso determinar se a longo prazo a substância pode inibir o aparecimento da doença.
- A sildenafila e drogas afins podem oferecer um caminho para abordar o aumento no número de diagnósticos da diabetes - disse a presidente do Departamento de Medicina de Vanderbilt.
Estudo mostra que diabetes pode prejudicar o funcionamento do cérebro
Associado à idade mais avançada, o risco de desenvolver diabetes do tipo 2 tem chamado a atenção entre os adolescentes. A má alimentação e o sedentarismo são fatores cruciais desse aumento.