Produzido a partir da Camellia sinensis, mesma planta que dá origem aos chás verde, branco e preto, o matcha é ainda mais poderoso do que todos eles juntos. O motivo é o processo de cultivo pelo qual ele passa, que permite que o produto final seja ainda mais rico em antioxidantes e com grande capacidade de eliminar toxinas.
Cultivada na China desde a dinastia Tang, de 618 a 907, a planta foi levada ao Japão por monges e se popularizou no país, que chegou a criar um ritual para prepará-lo. Para obter o pó fino e rico em clorofila e aminoácidos, a plantação é coberta com bambus um mês antes da colheita. Longe da luz solar, os vegetais aumentam a produção desses componentes. Após passarem por um processo de secagem e retirada dos talos, as folhas são moídas em um moinho de pedra, resultando em um pó fino como talco e de aroma mais suave e doce do que o chá verde.
Pesquisa aponta novos motivos para consumir chá verde e maçã
O resultado desse longo e cuidadoso procedimento é um produto rico em L-Teanina e clorofila. De acordo com a nutricionista Claudia Martins Mallmann, o primeiro componente auxilia no bem-estar, proporciona relaxamento e melhora o funcionamento do cerébro, atuando sobre a concentração e a memória. Já o segundo, contribui para a eliminação de toxinas.
Saiba quais cuidados tomar ao consumir os chás detox
Além disso, auxilia no combate aos radicais livres (prevenindo o envelhecimento das células), ajuda na queima de gordura e regula os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de contar com alto teor de vitaminas A,B1, B2, C e E.
- Em uma xícara de matcha, ingerimos a quantidade de antioxidantes equivalente a 10 xícaras de chá verde comum, de saquinho - diz Claudia.
Anvisa proíbe distribuição e venda de quatro tipos de chá
Apesar de tantos benefícios, o preço do matcha ainda pode assustar em um primeiro momento: por 30 gramas do pó pode-se desembolsar mais de R$ 100.
- A diferença é que o matcha é um produto muito limitado, as plantas demoram muito mais para produzir novas folhas em função do processo de cobertura. Outro aspecto é que a colheita, na maioria das vezes, é feita manualmente - explica Raul Cotes, coordenador de vendas e master tea da Tea Shop.
Mitos e verdades sobre o poder dos chás
Se você achou a o chá muito caro, a boa notícia é que para prepará-la você não precisa muito. Com menos de uma grama do pó é possível preparar uma xícara de 200ml. Ademais, o ideal é não consumir o produto diariamente, pelo menos num primeiro momento:
- Indicamos que a pessoa que não está acostumada vá tomando pequenas porções e aos poucos vá acrescentando o matcha à dieta. O recomendável é ir tomando progressivamente: uma vez por semana, depois duas e assim sucessivamente - sugere Cotes.
Chá pode reduzir 25% do risco de morte por doenças cardíacas
O matcha é encontrado em lojas especializadas em chás e em algumas casas de produtos naturais.
Pessoas com gastrite, úlceras e gestantes devem procurar orientação médica antes de consumir o chá.