Além desta coluna, escrevo também um blog com dicas de turismo, o Café Viagem. Foi por meio dele que conheci a Gizella Werneck, que, com o seu olhar mágico, criou uma viagem fascinante.
Gizella me escreveu um e-mail no início de 2013 se apresentando como fã do blog. E ainda fez um convite: "Sou diretora de uma produtora do Rio. Já pensou em transformar o seu conteúdo em um programa de vídeo?". Combinamos de trocar uma ideia pelo Skype. Uma reunião que nunca aconteceu.
Primeiramente, a leitora se desculpou pela falta de tempo. Estava passando por uma maratona de trabalho e exames cirúrgicos. Sumiu do mapa por quatro meses. De repente, recebi um novo e-mail seu revelando que estava com um câncer raro. Disse que sempre lia o meu blog para lhe dar forças e sonhar. Contou que tinha criado a sua própria fanpage com um conteúdo sobre como valorizar a vida em seus mínimos detalhes. Sua página no Facebook, Primeiro Olhar, apresentava assuntos banais de forma encantadora: o sorvete com o filho, o sorriso, o abraço de um amigo. Abordava, também, o tema câncer e maternidade, já que foi diagnosticada pela primeira vez aos seis meses de gestação e, mesmo apesar dos riscos, decidiu ter o filho, que nasceu saudável.
Após passar por cirurgias, Gigi (seu apelido) foi adiante e criou uma fábula ilustrada que se passa no planeta Kura, povoado por super-heróis carequinhas, os Quimionautas. Em sua nave KurAtiva, eles embarcam para a Terra em uma missão: trazer porções mágicas para as crianças em tratamento. Que viagem! Que delicadeza sem fim.
Viabilizado por meio de financiamento coletivo, o livro As Aventuras dos Quimionautas no Planeta Terra já está em sua segunda edição. Durante o ano de 2015, levou alegria e esperança a crianças de várias instituições de tratamento de câncer. Um produtor teatral, amigo de Gigi, transformou o texto em uma peça que é apresentada em hospitais e clínicas do Rio.
Trocamos de papel. Eu é que virei fã e leitora da Gigi. E a ideia do vídeo do meu blog ficou insignificante diante do vigor dessa jovem jornalista.
Gizella faleceu no final de 2014, um dia após o lançamento do seu livro. Atualmente, são os seus amigos e ex-pacientes que tocam o projeto. Quem quiser ajudar ou embarcar nesse universo lúdico onde se cura com alegria é só entrar em facebook.com/PrimeiroOlhar.Gigi. Se outubro foi rosa, o ano todo foi colorido para as crianças que receberam esse legado de carinho da Gizella.
Já que o assunto é livro, inspiração e alegria, uma dica de lançamento infantil na Feira do Livro de Porto Alegre na banca Conversê: As Passeadeiras - um Feriado na Serra Gaúcha, da blogueira de viagem Cláudia Bins. Ah, e não deixe também de "viajar" pela biblioteca Moacyr Scliar na área infantil da feira.