Feriado do Dia das Crianças está aí. E se você ainda não programou nada, este texto é um pout-pourri de passeios para turistar pelo Rio Grande do Sul. Alguns desses roteiros já passaram por aqui e são uma espécie de "vale a pena ler de novo". Então, não deixe o sofá de casa engolir a família (e o seu feriado!), e pé na estrada. Ideia para uma boa programação é o que não falta. Se Gramado ou Canela (onde acontece o Festival de Bonecos!) parecem muito distantes e repletas de turistas, a sugestão é um bate-volta até o jardim da Serra Gaúcha: Nova Petrópolis. Mais próxima e tranquila do que suas vizinhas, a cidade tem atrações floridas para um dia de sol, como a Praça das Flores e as brincadeiras no labirinto verde, o pedalinho e as casinhas do Parque Aldeia do Imigrante e o novo Parque Pedras do Silêncio, com esculturas que contam a trajetória da imigração alemã. Para matar a fome com sabores germânicos, passe (bem cedo, para não mofar na fila de espera) no Colina Verde ou no Unser Haus. Cerveja gelada e suco de uva harmonizam bem com esse tour, certo?
Por falar em suco de uva, prefere um pulo na Itália? Que tal um piquenique no Wine Garden da Vinícola Miolo e almoço no Mamma Gema do Vale dos Vinhedos? Ou, quem sabe, uma volta de trator e amamentação de filhotes na Casa da Ovelha na rota dos Caminhos de Pedra? Por lá, almoce admirando a vista e o jardim na Casa Vanni, Casa Ângelo ou Nona Ludia. Para quem quer escapar do movimento das principais rotas turísticas de Bento Gonçalves, duas sugestões: parque de aventuras Gasper, na Rota Encantos de Eulália (Bento), ou o restaurante panorâmico Belvedere Sonda (Nova Pádua), que tem uma vista ampla do Vale do Rio das Antas.
Para quem quer reunir a turma de amigos da escola, do prédio ou da família em uma mesa grande, sugiro fazer uma reserva em um desses restaurantes onde o contato com a natureza faz parte do menu: Sabor Rural (Gramado), Bêrga Motta (Ecoparque Canela), Ecoland (Igrejinha), El Paradiso (Morro Reuter) e Parque Gaúcho (Gramado, ao lado do Zoo). Todos são campeões de diversão e oferecem um incrível espaço de lazer para curtir antes e depois do almoço.
No caminho para o Litoral, vale uma volta ao Morro da Borússia, que tem um mirante com vista privilegiada, e o Dodô, um restaurante decorado com objetos que resgatam a infância.
Um pouco além de Osório e da Serra Gaúcha, está o passeio que programei para os meus filhos e amigos. Vamos fazer um bate-volta a Cambará do Sul para conhecer o Cânion Fortaleza e o Itaimbezinho. De quebra, vamos almoçar no Parador Casa da Montanha, que serve pratos campeiros. Eu sei, vai ser um percurso puxado para fazer em apenas um dia. Talvez a gente durma em alguma pousada por lá. Talvez a gente volte em outro fim de semana para explorar ainda mais a região. Só tenho certeza de uma coisa: precisamos da ajuda do manda-chuva do reino dos céus. São Pedro, dá uma força aí para a criançada, vai. Manda boas vibrações e muito sol para iluminar a nossa alegria em família. Bora curtir o feriado!