Cinco meses após ter sido submetida a um transplante de cinco órgãos doados por um bebê americano, Sophia Gonçalves de Lacerda, de um ano e oito meses, morreu na madrugada desta segunda-feira, no hospital Jackson Memorial, em Miami, Estados Unidos. A criança não resistiu a uma infecção contraída depois que deixou o hospital para se recuperar em casa, no regime de home care.
Entenda a história de Sophia
A história de Sophia mobilizou milhares de pessoas no Facebook, em uma campanha que comoveu celebridades e arrecadou R$ 2 milhões para o tratamento. Com a divulgação da história da menina pelas redes sociais e após uma batalha na justiça, a família de Sophia, da cidade de Votorantim, no interior de São Paulo, conseguiu com que o governo brasileiro pagasse as despesas com a viagem e com o tratamento. O valor de U$1,2 milhões (R$ 2,4 milhões de reais na cotação da época) foram depositados por ordem judicial na conta do hospital.
Leia mais notícias de saúde
A criança sofria da síndrome de Berdon, que provoca falência intestinal. Antes da cirurgia, era incapaz de se alimentar por via oral, defecar e urinar, deficiências que devem ser corrigidas com o transplante simultâneo de fígado, estômago, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso.
Em entrevista ao G1, o advogado da família disse que ainda não existe uma definição se o corpo de Sophia será velado no Brasil. Segundo Miguel Navarro, caso Sophia seja trazida para o Brasil, a liberação do corpo só deve ocorrer em até cinco dias.
Entenda o caso:
Sophia Lacerda
Bebê que passou por transplante de cinco órgãos morre nos EUA
Menina que comoveu brasileiros em campanha nas redes sociais não resistiu à infecção contraída após a cirurgia
GZH faz parte do The Trust Project