Embora alguns medicamentos já tenham se mostrado eficazes para o tratamento de esquizofrenia, muitos não interferem em sintomas que impactam as funções cognitivas de quem sofre com a doença. No entanto, cientistas britânicos descobriram um aplicativo que pode melhorar a memória desses pacientes, ajudando-os a viver de forma mais independente.
Dicas de como cuidar do cérebro
Aplicativo de celular promete prevenir a gravidez
A esquizofrenia é uma condição de saúde mental que causa variações comportamentais, delírios e alucinações. Os sintomas psicóticos são razoavelmente tratados por medicamentos atuais, mas as chances de o paciente ficar com deficiências cognitivas debilitantes - principalmente na memória - não podem ser descartadas.
Wizard, o jogo estudado por uma equipe do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a memória de um indivíduo. No decorrer de um mês, um grupo de pacientes diagnosticados com esquizofrenia jogou o game por um total de oito horas. Depois das quatro semanas, eles foram submetidos a testes de memória, interação social e ocupacional e avaliação psicológica. De acordo com os pesquisadores, os pacientes com esquizofrenia apresentaram melhor pontuação nos testes em comparação às pessoas saudáveis.
- Esses resultados são promissores e sugerem que usar aplicativos pode melhorar o funcionamento das atividades diárias de uma pessoas esquizofrênica. Mas ainda vamos realizar mais estudos para poder confirmar essas descobertas - comenta Peter Jones, um dos autores do estudo.
Leia mais sobre saúde e bem-estar