Mulheres com requerimento para realizar uma mamografia terão a chance de fazer o exame gratuitamente na Capital durante este final de semana.
As interessadas devem comparecer ao ambulatório da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Porto Alegre, que funciona junto ao Hospital Santa Rita, do Complexo da Santa Casa de Misericórdia (Rua Professor Annes Dias, 295). No local, serão encaminhadas e instruídas para a realização do exame, que será feito em outro local.
A cada dois anos, mulheres com mais de 50 devem realizar mamografia
Realizar mamografia a cada dois anos reduz em 40% morte por câncer
A mamografia é um exame que detecta precocemente o câncer de mama, neoplasia que mais mata mulheres ao redor do mundo. A cada ano, 22% dos novos casos de câncer correspondem ao de mama.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima que 57,1 mil novos casos devem acontecer no Brasil, a maior parte em mulheres com mais de 50 anos, idade recomendada pelo Ministério da Saúde para a realização da primeira mamografia se os sintomas da doença não aparecerem antes.
Quase metade dos brasileiros desconhece o câncer de mama metastático
Mulheres obesas têm mais risco de desenvolver câncer de mama
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sugestão é que o exame comece a ser realizado a partir dos 40 anos. Mulheres com histórico na família, especialmente por parte de mães e avós, devem começar o controle aos 35 anos.
A iniciativa das mamografias gratuitas na Capital é do Instituto César Santos (ICS), centro de fomento do estudo e da pesquisa científica na área da Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Os exames serão feitos no final de semana dos dias 11 e 12 de julho. Sábado, a partir das 13h30min, e domingo, das 8h às 18h, na clínica Mamorad, na Rua Carlos Trein Filho, 1.239, bairro Bela Vista. Outras informações no site www.cesarsantos.org.br ou pelo telefone (51) 3061-7901.