A caspa, aquelas indesejáveis partículas brancas que surgem no couro cabeludo, incomoda cerca de 40% dos brasileiros e tende a piorar durante o inverno. Mas a culpa não é diretamente do frio. O grande vilão é, na verdade, o banho quente.
Segundo a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Ana Paula Manzoni, a alta temperatura da água desencadeia mecanismos inflamatórios que geram irritação e ressecamento do couro cabeludo. No caso de pessoas com tendência à oleosidade capilar, esse ressecamento produz mais glândulas sebáceas do que a capacidade do couro cabeludo de renová-las, resultando em uma descamação gordurosa - a famosa caspa.
Entenda por que a incidência de pré-eclâmpsia aumenta nos dias frios
Saiba o que comer para manter a pele saudável durante o inverno
Além de banhos quentes, a caspa pode se intensificar - em todas as estações do ano - em decorrência do estresse e da proliferação do fungo Malassezia sp., que é favorecido pela oleosidade.
- Como a predisposição ao problema é genética, a pessoa pode sofrer com isso pelo resto da vida. Embora seja possível controlar, a caspa pode voltar se o tratamento não tiver continuidade - ressalta Ana Paula.
Saiba por que o frio aumenta os riscos de problemas no coração
Crise de rinite ou resfriado? Saiba diferenciar as doenças do frio
A especialista explica que os tratamentos ajudam a evitar a piora do quadro, mas não dão fim ao problema, que pode se manifestar em qualquer idade. Por meio de exames físicos do couro cabeludo, é possível avaliar o grau da caspa - que varia entre leve, moderado e grave - e estabelecer a intervenção adequada para cada caso.
Leia mais notícias de saúde e bem-estar
- Às vezes, as pessoas confundem a caspa com outras doenças de couro cabeludo que têm sintomas parecidos, como é o caso da psoríase - afirma Ana Paula.
Veja quais medidas são importantes para o tratamento e controle da caspa:
- Alguns shampoos anticaspa contém substâncias antifúngicas e outros ajudam a remover o excesso de escamas com ácido salicílico, por exemplo. Consulte um dermatologista para saber qual o mais indicado
- Medicamentos podem ser indicados por dermatologistas em casos mais graves.
- Evite tomar banhos muito quentes e longos
- Lave o cabelo uma vez ao dia
- Passe condicionador apenas nas pontas dos fios
- Use o secador de cabelo com moderação
*Zero Hora